SHOWROOM (11) 5053-8333

Como instalar um rodapé de madeira

Acabamentos e detalhes fazem toda diferença para valorizar o visual de um ambiente. Eles permitem complementar os elementos instalados e, em alguns casos, protegem certas estruturas, como acontece com o rodapé.

Esse elemento tem diversas funções, como melhorar o aspecto da junção da parede e do piso, proteger a parede contra o impacto de vassouras, rodos, aspirador de pó e até mesmo móveis. Além, é claro, de valorizar a decoração harmonizando com o piso, a mobília, a pintura, entre outros.

Mas para ter um bom resultado funcional e estético é essencial que o rodapé seja instalado corretamente. Sendo assim, é preciso seguir os passos corretamente e utilizar as ferramentas adequadas, então, preparamos este artigo para explicar como realizar essa tarefa sem erros.

Continue lendo e confira o passo a passo da instalação de um rodapé de madeira a fim de alcançar excelentes resultados e evitar danos às peças.

O que você vai precisar

Antes de iniciar a instalação de fato, providencie todas as ferramentas e produtos que serão necessários para realizar essa tarefa. Procure ser fiel à lista que deixaremos a seguir, evitando fazer adequações ou substituições, porque elas podem interferir nos resultados e danificar a madeira. Para fazer a instalação correta você vai precisar de:

  • lixa para madeira nº 180;
  • cola ou silicone;
  • massa para madeira;
  • lápis;
  • trena;
  • serrote;
  • caixa para cortes em ângulo;
  • martelo;
  • pregos comuns;
  • ferramenta de punção ou repuxo;
  • cavilhas;
  • furadeira;
  • brocas.

Providenciados todos esses materiais, você já pode começar a preparar o ambiente e fazer a instalação do rodapé. Confira a seguir o passo a passo.

Passo 1: Faça a medição do local

A primeira coisa a ser feita é medir todo o perímetro do ambiente onde o rodapé será instalado. Utilize a trena para obter os valores corretos, mas na hora de adquirir o produto procure não ser fiel a essa medida.

O ideal é sempre comprar cerca de 1 a 3 m a mais, pois dessa forma, possíveis erros de cálculo ou perda de material durante o processo de instalação poderão ser sanados de imediato e sem complicações.

Passo 2: Corte as peças

Corte as peças em ângulos de 45° de acordo com as medidas de cada parede. Você pode numerar cada uma ou deixa-las em posições estratégicas que permitam identificar facilmente sua posição no ambiente.

Passo 3: Marque os pontos de fixação

Com auxílio do lápis, marque nas peças de rodapé que já foram cortadas o local onde a fixação deverá ser feita. O ideal é que a distância entre cada um dos pontos seja a mesma, medindo em média 50 cm. É interessante manter um padrão para fazer essa instalação, pois isso evitará que algumas áreas fiquem mais frágeis do que outras.

Passo 4: Prenda os fixadores na madeira

O rodapé não deve ser fixado diretamente na parede. Antes, é preciso prender os seus fixadores, sejam eles os pregos ou parafusos. Em ambos os casos procure fazer com que essas peças fiquem escondidas dentro da madeira do rodapé, e não niveladas com a sua superfície.

Passo 5: Prepare a parede

Faça marcações na parede para sinalizar onde ficará cada um dos fixadores já instalados no rodapé. Caso tenha optado pelos pregos, fure a parede utilizando brocas e prenda a cavilha, porque o ideal é que eles fiquem presos nessa peça, para garantir maior firmeza.

Se a fixação for realizada por meio de parafusos, faça a furação da parede e coloque uma bucha com tamanho equivalente ao dos parafusos escolhidos.

Utilize uma chave adequada (fenda ou philips) para prendê-los.

Passo 6: Finalize a fixação

Para assegurar que o rodapé de madeira ficará bem firme na parede, utilize também uma pequena camada de cola ou silicone. Ela deve ser aplicada no lado interno da parte superior das peças. Procure não exagerar na quantidade, mas caso isso aconteça, faça a limpeza do excesso para evitar que o material fique aparente e prejudique o acabamento.

Veja também: Importância do rodapé na aparência final.

Passo 7: Aplique a massa para madeira

Os pregos ou parafusos deixarão marcas na madeira do rodapé e, para ter um melhor acabamento, é importante preencher esse espaço deixado. Então, aplique a massa em quantidade suficiente para esconder esses orifícios, mas tenha cuidado com a tonalidade do material para que ele seja fiel àquela das peças.

Se o rodapé ainda não tiver um acabamento, basta finalizar aplicando resina, verniz ou tinta, conforme o resultado que você deseja e que esteja de acordo com a sua decoração. Desse modo, além de bem instalado ele estará protegido contra agressões, o que aumentará a sua durabilidade e garantirá um belo visual por muito tempo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

agsdi-whatsapp

Pin It on Pinterest

Share This