Descubra como instalar um rodapé de madeira corretamente

O que é o rodapé de madeira?

O rodapé de madeira é um elemento que pode ser instalado no interior de um ambiente e se tornar um detalhe relevante na decoração. Porém, para obter um bom resultado estético, é necessário fazer a instalação correta.

Assim sendo, no post de hoje, você vai descobrir como instalar um rodapé de madeira corretamente. Continue nos acompanhando!

Materiais a serem utilizados

A imagem mostra um rodapé de madeira em um cômodo.

Antes de começar a instalação do rodapé de madeira, você deve providenciar todas as ferramentas e produtos para realizar essa tarefa.

Busque ser fiel a todos os itens que destacaremos a seguir, evitando substituições que possam interferir no resultado final.

Você precisará, então, dos seguintes itens abaixo:

  • Cola ou silicone;
  • Lixa para madeira nº 180;
  • Massa para madeira;
  • Lápis;
  • Trena;
  • Martelo;
  • Serrote;
  • Pregos comuns;
  • Caixa para cortes em ângulo;
  • Cavilhas;
  • Brocas.

Além destes, também será necessário o uso de ferramentas de punção ou repuxo e uma furadeira. Depois de providenciados os materiais, você já pode começar a preparar o ambiente para que o rodapé seja instalado.

E como deve ser feita a instalação?

A seguir, você confere o passo a passo para instalar um rodapé de madeira corretamente em seu ambiente.

1º passo: Realize a medição do local

Uma das primeiras coisas a serem feitas é medir o perímetro do ambiente onde o rodapé será instalado. É importante você utilizar a trena para chegar aos valores corretos.

O ideal é sempre comprar cerca de 1 a 3 m a mais, pois assim os possíveis erros de cálculo poderão ser evitados, bem como a perda de material durante o processo de instalação.

2º passo: Cortar as peças

As peças devem ser cortadas em ângulos de 45º, de acordo com as medidas que cada parede oferece. É possível numerar cada uma, ou deixá-las em posições estratégicas, que permitam identificar facilmente a sua posição no ambiente.

3º passo: Marcar os pontos de fixação

Com o lápis, você pode marcar as peças de rodapé que já foram cortadas, bem como o local onde a fixação deverá feita. O ideal é que a distância entre cada um dos pontos seja igual, e tenham a mesma medida, de até 50 cm.

É interessante que você mantenha um padrão, para fazer a instalação. Isso evitará que algumas áreas fiquem mais frágeis que as demais.

4º passo: Prender os fixadores na madeira

O rodapé não deve ser fixado na parede diretamente. Antes, é necessário prender seus fixadores, sejam eles os parafusos ou os pregos. Em ambos os casos, é importante fazer com que as peças fiquem escondidas, dentro da madeira do rodapé, e não niveladas com a superfície.

5º passo: Preparar a superfície e finalizar

Faça marcações na parede para sinalizar onde ficarão os fixadores que já foram instalados no rodapé. Se a fixação foi feita com pregos, fure a parede usando brocas e prenda a cavilha.

Se foi por meio de parafusos, faça a furação da parede, colocando uma bucha com tamanho equivalente.
Para assegurar que o rodapé esteja bem firme, utilize também uma pequena camada de silicone ou de cola. Ela deve ser aplicada na parte interna das peças. Tente não exagerar na quantidade.

Por fim, se o rodapé não tiver um acabamento, basta finalizar com a aplicação de resina, tinta ou verniz específico. Isso garantirá um belo visual, por mais tempo.

A imagem mostra um rodapé de madeira em um cômodo.

E você, já teve alguma experiência ruim por não instalar o rodapé de madeira corretamente? Conte-nos nos comentários! E não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! Até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + nove =

FALE CONOSCO

1 + 2 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp