SHOWROOM (11) 5053-8333

Veja dicas de como reformar piso de madeira

Uma das maiores vantagens de ter um piso de madeira é a possibilidade de reforma-lo sem muita complicação. Além de deixá-lo como novo mais uma vez, também é possível mudar a aparência dele por meio de algumas técnicas.

Aquele aspecto descascado, ressecado, envelhecido, arranhões e até mesmo pequenas fissuras podem ser removidos com a reforma certa. Mas se a intenção for apenas mudar um pouco a decoração, você também pode fazer isso de um jeito muito prático, e é claro que nós vamos ensinar!

Continue lendo este artigo para aprender como reformar piso de madeira conferindo algumas técnicas que vão lhe ajudar a renovar o visual do seu ambiente. Acompanhe e veja qual delas é ideal para você.

Pintura

Ter um piso de madeira não significa que ele precisa ter a tonalidade natural desse material. Afinal, você pode optar pelo branco, verde, azul, cor de laranja, vermelho entre muitas outras cores para harmonizar melhor a sua decoração.

A madeira aceita tinta sem nenhum problema, e você alcança resultados muito bonitos ao fazer a reforma do seu piso dessa maneira. Mas é preciso lembrar que deve ser escolhida uma tinta própria para esse material e a superfície precisa ser preparada para que seu acabamento fique bom.

O ideal é lixar o piso para remover resíduos, tanto de sujeira como de vernizes ou tintas anteriores. Assim a madeira voltará a ficar “crua” para que possa receber a tinta sem a influência dos produtos mais antigos, o que garante um visual mais homogêneo e a maior durabilidade da pintura.

Raspagem

Ao pesquisar sobre como reformar piso de madeira com certeza essa técnica será uma das principais encontradas. Isso porque a raspagem é indicada para todos os pisos maciços, já que ela ajuda a renovar totalmente o seu visual natural.

Com o tempo a tendência é que surjam pequenos arranhões e fissuras, que se formam em função do uso do ambiente. Além disso, o verniz ou tinta ficam velhos e precisam ser reaplicados, mas para isso, antes é preciso fazer a raspagem.

Ela consiste em lixar a madeira para remover a sua camada superficial, pode ser feita tanto de forma manual como com o auxílio de máquinas específicas. Como parte do material é retirada, também são apagadas essas marcas indesejadas. Depois, basta aplicar o verniz para que o piso fique como novo.

Restauração

A restauração é feita com base naquilo que precisa ser reparado no piso. Ela pode envolver a raspagem também e ainda consiste em realizar outras intervenções que ajudem a renovar a sua aparência ou estrutura.

Esse é o caso, por exemplo, de substituir tábuas que estejam danificadas. Também pode envolver a fixação daquelas que tenham se soltado e ainda a remoção de rejuntes antigos, com a aplicação de um produto novo.

Por isso, essa é uma técnica que engloba diversos métodos diferentes para que o piso volte a ter o seu aspecto novo, como quando foi instalado. Durante o procedimento também é possível fazer alterações na tonalidade da madeira, uma boa opção para quem quer transpassar a impressão de que todo o piso foi trocado.

Clareamento

Para quem deseja mudar a cor dos seus ambientes há como reformar piso de madeira de modo que ele passe a ter uma tonalidade mais clara do que a natural. Por meio da técnica do clareamento é alcançado esse resultado, mas é necessário o suporte de uma empresa especializada para isso.

Afinal, a técnica de clareamento consiste na aplicação de produtos que vão atuar sobre as fibras da madeira. É um trabalho que exige tempo porque demora para ser finalizado, cerca de duas semanas, em média.

Portanto, se você quer ser um piso de madeira mais claro do que ele é atualmente, é possível, mas o ideal é que você conte com profissionais para não danificar o material e ainda alcançar os resultados exatamente como você pretende.

Ebanização

Da mesma forma como podemos clarear o piso de madeira também é possível escurecer, mas nesse caso a técnica é muito mais simples. Basta, por meio da raspagem, fazer a remoção do verniz ou da tinta antigos para preparar a superfície a fim de receber o produto novo.

Também é necessário retirar o rejunte antigo para que a madeira possa ter contato com o produto que a escurecerá. Ela permanece em contato com ele por cerca de 24 horas, depois, o novo rejunte é aplicado e o projeto finalizado.

Apesar de simples, também é importante contar com uma empresa especializada para fazer a ebanização do seu piso. Isso porque ela terá o cuidado de utilizar produtos menos agressivos, tanto para madeira como para a saúde das pessoas, de modo que o processo será mais confortável e tranquilo.

 

Aplicação de verniz

Por fim, também há como reformar piso de madeira apenas por meio da aplicação de um verniz novo. Afinal, quando o produto antigo começa a ficar velho ele prejudica totalmente o visual do ambiente e precisa ser substituído.

Basta lixar o piso superficialmente para eliminar todo o verniz velho e então aplicar o novo. Nesse momento é possível mudar um pouco o visual do piso, se for desejado. Existem opções de acabamento para o verniz, sendo aqueles acetinados, foscos e brilhantes.

E você também pode optar por um tom diferente do original, já que há cores variadas de verniz também. Dessa forma, o piso fica completamente novo e com um aspecto diferente se você quiser, para combinar ainda mais com a sua decoração.

Viu só como reformar piso de madeira não é complicado? Existem diversas opções para diferentes necessidades E você só precisa observar aquilo que quer fazer para então optar pela técnica ideal. Não se esqueça de, sempre que tiver dúvidas, contar como empresa especializada para lhe ajudar a alcançar resultados ainda melhores.

SIGA NAS REDES

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?