Logo ParquetSP
Como é feito um assoalho rústico?
 | 

A madeira por si só possui um charme natural que a faz ser um produto elegante e muito bonito. Pode ser explorado de várias maneiras e uma das maneiras preferidas para utilização da madeira é no piso de ambientes diversos. A madeira pode ser utilizada para fabricação de tacos, pisos prontos, assoalhos e outros mais. No caso dos assoalhos, encontramos uma opção de modelo que é capaz de enriquecer ainda mais o resultado final do acabamento pela sua singularidade: o assoalho rústico.

Como é feito o assoalho rústico?

Ao contrário do que pode-se acreditar, assoalho rústico não se trata de um piso grosseiro com visual mal acabado! Ele apenas recebe a denominação de rústico porque mesmo após passar por todos os processos de fabricação e tratamento, ainda conserva o aspecto natural da madeira. O que o faz ter características únicas em sua aparência.

A madeira utilizada para fabricação do assoalho rústico não se trata de qualquer espécie. São madeiras novas e nobres e seu resultado final ao natural é alcançado com um trabalho manual que permite que a madeira conserve este aspecto.

O tratamento que a ParquetSP aplica nas madeiras que são utilizadas para fabricação do assoalho rústico, além de garantir o seu aspecto inconfundível ainda garantem que a durabilidade desse piso seja maior,. Somente são utilizadas madeiras secas em estufas, tratadas e que recebem cortes de precisão. Assim o acabamento do assoalho rústico fica perfeito e o resultado final da sua instalação impecável.

Instalação do assoalho rústico

O primeiro cuidado que se deve ter antes de instalar o assoalho rústico é ter certeza de que não há umidade no contra piso ou infiltrações que poderiam danificar a madeira. É importante que, nas construções onde ocorre incidência de luz, as janelas sejam protegidas para que o sol não danifique a madeira e também para que não aconteçam problemas maiores por causa da chuva.

O assoalho rústico pode ser instalado apenas nos ambientes onde não tenha contato com água e umidade em excesso. Sua instalação pode ser feita de 3 maneiras: parafusado, pregado ou colado.

Parafusado: serão necessários para esse tipo de instalação parafusos e buchas de tamanho número 8. Para melhor acabamento os mesmos são tampados com cavilhas.

Pregado: nessa instalação o assoalho rústico é fixado utilizando-se pregos em espiral que são pregados no sentido transversal na direção macho da peça. Em emendas e finalizações pode ser necessário utilizar pregos por cima.

Colado: Utiliza-se cola PU, mas nem todos os locais podem receber esse tipo de fixação do assoalho rústico. É necessário primeiramente avaliar a possibilidade da utilização de cola.

Para garantir melhor fixação do produto, o assoalho rústico possui encaixes no estilo macho fêmea que permitem que as peças fiquem bem próximas e seguras, garantindo um resultado final superior.

No caso da fixação do assoalho rústico com fixadores que perfurem a madeira, o acabamento pode ser feito através de lixamento . Isso minimiza essa irregularidade e garante que o piso tenha um aspecto regular e impecável.

Por que escolher um assoalho rústico ParquetSP?

Ter um assoalho rústico de uma espécie de madeira nobre em seus ambientes gera um status positivo para o local. Porém, toda essa elegância pode se perder por dois motivos: produto de má qualidade; madeira não certificada.

No caso de um produto de má qualidade, mesmo que a madeira seja nobre se ela não receber os tratamentos adequados, o seu assoalho rústico rapidamente vai perder todo o encanto quando a madeira começar a mostrar um aspecto desagradável e envelhecido prematuramente. O que indica que a madeira não recebeu o tratamento adequado para comercialização.

Quando adquirimos um assoalho que não foi fabricado com madeira certificada, como podemos ter certeza de estar adquirindo um produto que não agrediu a natureza para ser fabricado? Ao confiar na ParquetSP você não terá surpresas desagradáveis, porque a madeira utilizada em nossos assoalhos rústicos, assim como em todos os outros produtos, são certificadas e sua origem de reflorestamento é atestada. Assim, você pode ter em sua casa, ou outro ambiente, um assoalho rústico que vai enriquecer sua decoração e tendo a certeza de instalar o melhor produto com procedência certificada. Escolha sempre o melhor para você e para a natureza.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross