Logo ParquetSP
Diferença entre pisos multistrato e multiestruturado
 | 

Piso de madeira é sempre piso de madeira, são todos iguais, certo? Errado! Os pisos que possuem matéria-prima madeira não são iguais entre si, apenas são fabricados com esse material.

 Existem diversos tipos de pisos de madeira que variam em sua estrutura, a forma como são fabricados, a aplicação para cada um, o tipo de fixação, e a tecnologia empregada no piso. Além de que cada piso poder ser fabricado com diversas espécies de madeira ou poder ou não receber cera para assoalho de madeira e outros cuidados.

Entre esses tipos de piso temos o multistrato e o multiestruturado. Porém, esses dois geram muita confusão entre os consumidores, que nem sempre sabem qual é a diferença entre eles. E para acabar com essa dúvida, hoje vamos explicar o que os dois têm de diferente.

Diferenças entre o piso multistrato e o multiestruturado

Como os dois pisos são fabricados com camadas de madeira é comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre o multistrato e o multiestruturado.

 Ambos possuem a superfície recoberta com uma lâmina de madeira nobre, ambos recebem aplicação de óxido de alumínio entre as camadas de madeira. Mas o piso multistrato é fabricado com lamelas de madeira com 5 mm de espessura.

Texto-horizontal-Diferença-entre-pisos-multistrato-e-multiestruturado-ParquetSP

O multistrato, então, possui diversas peças de madeira maciça com alta densidade que são unidas e cruzadas. Como se fossem um grande mosaico, e em seguida é fundida sobre elas a lâmina de madeira nobre.

A posição das lamelas ajuda a garantir a estabilidade desse piso e também reduz o risco de empenamento e de abertura de frestas no piso. Ele resiste muito bem ao tráfego intenso e pode receber restauração por 2 ou 3 vezes para renovar a aparência do piso eliminando imperfeições ou o verniz antigo.

Já o piso multiestruturado possui diversas lâminas de madeira cruzadas. Essas lâminas constroem a base para o piso que será recoberto com uma outra lâmina com espessura entre 3 ou 4 mm. Essa última camada é o que define a aparência do piso. Nesse caso não há a construção de mosaicos, porque não se utiliza peças pequenas como no multistrato. Esse piso também pode ser restaurado de 2 a 3 vezes.

Há diferenças na limpeza de pisos multistrato e multiestruturado?

Os cuidados com o piso de madeira geralmente são muito parecidos em alguns pontos. Por exemplo, para nenhum piso de madeira é recomendada que seja feita a limpeza com água em excesso, deixando o piso submerso.

Também é preciso ter cuidado com os produtos utilizados e os utensílios. Produtos abrasivos e químicos devem ser evitados para não manchar o piso. O uso de cera para assoalho de madeira também é outra dúvida.

Aplicar a cera para assoalho de madeira pode ajudar a proteger a superfície do piso, mas é preciso sempre seguir a orientação do fabricante. Quando a cera para assoalho de madeira for liberada para uso, sempre prefira as marcas destinadas para madeira ou para o piso em questão.

Texto-vertical-Diferença-entre-pisos-multistrato-e-multiestruturado-ParquetSP

Os pisos multistrato e multiestruturado possuem uma camada de madeira fina sobre eles. Por isso muitas restaurações ou lixamentos não são recomendados. Por isso é importante ter cuidado com esses pisos para evitar a necessidade de restauração. Para isso basta fazer a prevenção de problemas:

  • Colocar feltros ou silicone nos pés dos móveis;
  • Higienizar da maneira certa;
  • Utilizar apenas os produtos liberados pelo fabricante;
  • Evitar raspar objetos no piso;
  • Não deixá-lo submerso;
  • Limpar imediatamente líquidos ou produtos que se derramem sobre ele;
  • Sempre usar vassoura de cerdas macias;
  • Não deixar resíduos no piso que possam causar atrito, como areia ou terra;
  • Evitar exposição direta ao sol.

Respeitando o tipo de piso ele pode durar por muitos anos. Basta evitar agressões, e sempre que tiver dúvidas, consultar uma empresa especializada.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross