Logo ParquetSP
A decoração com pergolados em jardins
 | 

O jardim, seja ele de uso privativo ou aberto para circulação de pessoas, deve ser um espaço bonito e agradável. Precisa ser muito bem cuidado e que possa oferecer tranquilidade para quem está ali. O contato com a natureza é sempre um momento relaxante, mas é preciso que o jardim esteja organizado, bem cuidado e decorado para que essa sensação seja ainda melhor. E para conseguir esses efeitos no jardim, geralmente incrementa-se e a decoração com iluminações, decks, pedras, quiosques e pergolados - uma excelente opção para criar uma cobertura natural que permite ficar ao ar livre porém, abrigado.

Por que instalar pergolados em jardins?

A beleza de um jardim é constituída, em grande parte, pelas plantas escolhidas para adorno. Mas não somente as plantas e o gramado que fazem o charme de um jardim. Além de explorar as cores e formas variadas da vegetação, é preciso que o paisagismo do jardim seja mais completo e elementos decorativos sejam incorporados para que ele fique ainda mais charmoso. Os pergolados em jardins garantem esse visual diferenciado e a elaboração de um ambiente externo muito mais agradável e bem projetado.

Os pergolado são estruturas de madeira ou ferro construídas com pilares e vigas e fazem a semicobertura de um espaço, em especial em lugares externos como jardins, áreas de churrasqueira, área de descanso ou o espaço das crianças. Em alguns lugares o pergolado é conhecido como caramanchão, mas ambos são a mesma estrutura e possuem a mesma finalidade.

A instalação de pergolados em jardins permite que se crie um ambiente diferente dentro desse espaço, um local onde as pessoas podem ficar abrigadas do sol e ainda onde pode ser o espaço para a reunião dessas pessoas. Sob o pergolado podem ser colocados mesas, bancos, cadeiras e outros móveis e atrativos.

A estrutura do pergolado é composta por várias vigas de madeira com espaços entre si e, para suprir esses espaços geralmente utiliza-se trepadeiras floridas que ajudam a criar um ambiente mais natural ou romântico. Algumas pessoas ainda utilizam os pergolados para suporte de parreiras e podem acompanhar o crescimento das uvas, o que se faz um atrativo bem interessante. Outras preferem cobrir o pergolado com placas de vidro e, dessa maneira, é possível ver o céu e receber a luz do sol filtrada ou ficar ao abrigo da chuva, o que deixa a exposição ao ar livre muito mais agradável.

Detalhes sobre os pergolados em jardins

- Tamanho: não existe uma medida exata para os pergolados em jardins. O seu tamanho vai depender da área que se deseja cobrir. Eles podem ser construídos nas medidas que o consumidor desejar, por isso o tamanho é uma característica individual de cada pergolado em função da área que ele deve ocupar.

- Cobertura: nem todos os pergolados recebem cobertura vegetal ou de vidro, muitas pessoas optam por deixá-lo com suas aberturas naturais. Cobrir ou não é uma opção individual e leva-se muito em consideração a funcionalidade que se deseja para o pergolado e ainda o estilo de decoração e de jardim que está sendo elaborado.

- Trepadeira: para quem deseja fazer a cobertura do pergolado com uma espécie de planta trepadeira, é preciso considerar o local onde o pergolado está instalado. Cada espécie da planta necessita de uma intensidade de exposição solar. Se a trepadeira escolhida não for a ideal para o local onde está o pergolado, certamente seu desenvolvimento não será bom e ela não fará a cobertura que se deseja.

- Manutenção: seja de ferro ou madeira, o pergolado necessita passar por uma pequena manutenção de tempos em tempos. Por ficar exposto a sol e chuva, tanto o ferro como madeira precisam receber camadas de tinta ou verniz que ajudem a proteger o pergolado e garantir uma vida útil maior para os pergolados em jardins.

Para incrementar a decoração do seu jardim, prefira os pergolados fabricados com madeiras que você possa confiar. Como aquelas utilizadas pela ParquetSP, que são devidamente tratadas e possuem certificado de procedência. Na ParquetSP você sempre faz o melhor negócio.

Siga-nos:
facebook Instagram Youtube Twitter Google+

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross