Logo ParquetSP
Brise de madeira: onde pode ser aplicado?
 | 

Muitas pessoas acreditam que não existe tanta utilidade para um material como a madeira. Mas é muito diferente disso. Existem diversas espécies de árvores que fornecem madeiras para aplicações variadas, algumas são melhores para estrutura, outras para piso, uso interior e exterior.

O brise é uma estrutura que pode ser desenvolvida com madeira. Mas, neste caso, qual seria o melhor tipo de madeira para sua fabricação? E onde o brise de madeira pode ser aplicado?

Acompanhe-nos para descobrir!

Tipos de madeiras que podem ser utilizadas

Ao fundo da imagem, há um brise de madeira em diversas janelas de um prédio.

O brise de madeira foi desenvolvido para bloquear a passagem de luz solar em um ambiente. Mesmo limitando a claridade, ele ainda permite a passagem do ar, além de manter o local arejado e fresco.

Além de suas funcionalidades, o brise apresenta um tom artístico por natureza, uma vez que apresentam elegância e sofisticação para a decoração dos espaços onde é instalado.

E para que ele possa mostrar o quanto ele confere elegância a um ambiente, o tipo de madeira escolhida ajuda bastante. Existem alguns tipos de madeira que podem ser utilizados na composição de um brise, entre elas:

Madeira Cumaru

Além de oferecer vantagens estéticas, essa é uma espécie de madeira considerada uma das mais resistentes ao ataque de cupim.

Madeira Ipê 

Apesar da sua dura consistência, é um tipo de madeira fácil de lixar, de pregar ou parafusar. Pode ser empregada em construções, decoração, entre outros.

Madeira Itaúba

Conhecida por sua resistência e por ser pesada. Resiste muito bem a cupins, insetos e fungos.

Aplicação do brise de madeira

Já dissemos anteriormente que o brise minimiza a incidência solar, além disso, ele pode garantir mais privacidade e decorar ambientes interiores, ou fazer uma espécie de divisão.

Isto quer dizer que ele pode ser utilizado tanto em ambientes internos como externos, com funcionalidade prática e decorativa.

Na área externa, o brise de madeira pode ser instalado com o objetivo de decorar as fachadas dos ambientes. Porém, ele deve sofrer com as mudanças climáticas e agressão às suas fibras. Por isso é indicado o uso de uma madeira mais resistente, como a cumaru.

Quando instalado na área interna, o brise funciona como elemento decorativo, cumprindo a função de quebra-sol, e também pode ser usado como uma divisória de ambientes. Qualquer tipo de madeira pode ser escolhido, de preferência aquele que combine com a decoração.

Ao fundo da imagem, há um brise de madeira em diversas janelas de um prédio.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross