Logo ParquetSP
Quais as vantagens do brise de madeira? Descubra!
 | 

O Brise de Madeira é um item de decoração funcional, de origem francesa, feito de lâminas de madeiras paralelas, criado para diminuir a incidência de luz solar, sem comprometer a circulação do ar.

Além de impedir a visão externa do interior de um ambiente. Constantemente o brise é usado como item de decoração não funcional, por conta de sua belíssima estrutura rústica e moderna.

Você conhece as vantagens do brise de madeira? Falaremos sobre elas nesse post. Confira!

Modelos de Brise

A imagem mostra uma janela com brise de madeira.

Sua estrutura é elaborada por lâminas de madeira paralelas, fazendo com que existam duas variedades de brise: o brise de madeira horizontal e o brise de madeira vertical, cada um cumpre sua própria funcionalidade, sendo eles utilizados como um protetor térmico ao barrar diferentes tipos de incidência solar.

O brise de madeira horizontal, serve para ambientes que recebem o sol da manhã ou o sol da tarde. Já o brise de madeira vertical, é perfeito para ambientes que recebem luz solar o dia inteiro.

É preciso estar ciente sobre essas informações para que o brise não seja instalado de maneira incorreta e acabe fazendo sombra no ambiente, sendo que essa não é a sua finalidade.

Versátil

Graças a sua versatilidade, o brise pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo, na fachada e como protetor de vidraças.

Dessa forma o brise impede os impactos que poderiam danificar as vidraças, além de proteger a privacidade do ambiente, mantendo a circulação do ar.

O brise também pode ser usado na decoração de teto, como uma cobertura decorativa para ambientes externos, decoração de jardim, painel de cama, painel da televisão, divisória de ambientes, sendo o brise corrediço ou normal.

Em qualquer uma dessas opções, o brise cumpre seu papel de transformar um ambiente simples em um ambiente rústico, moderno e elegante.

Variedades de madeira

É indispensável ter o entendimento sobre o tipo de madeira que será escolhida, visto que a escolha da madeira correta para cada funcionalidade do brise é importante para sua estética e para uma duração sem estrago, inclusive do brise interno, que também pode precisar de manutenção.

Os tipos de madeira mais utilizada no brise são:

  • Madeira Cumaru, esteticamente bonita e resistente a cupim
  • Madeira Ipê, consistente e dura, fácil de trabalhar
  • Madeira Itaúba, pesada, conhecida por sua resistência a cupins, insetos e fungos e sua alta durabilidade.

Prós e Contras

Prós

Diminui a incidência de raios solares, portanto reduz a necessidade de ter um ar-condicionado, por aumentar a temperatura em ambientes frios e diminuir a temperatura em ambientes quentes;

Proporciona privacidade, por ser feito de lâmina de madeira, o brise impede a visão interna de quem está do lado de fora;

Embeleza qualquer ambiente, dependendo da forma que é utilizado na decoração, o brise pode dar um ar rústico, moderno, descontraído e até mesmo elegante, para qualquer ambiente.

Contras

  • Manutenção e limpeza frequente;
  • Investimento alto.
A imagem mostra uma janela com brise de madeira.

Agora você já sabe que o brise de madeira é uma ótima escolha para quem deseja juntar beleza com funcionalidade em uma única peça decorativa.

Comente o que achou e compartilhe com seus amigos sobre as vantagens de investir no brise de madeira!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross