Logo ParquetSP

Assoalho de madeira rústico é uma boa opção para o ambiente?

 | 
Sumário

Por si só, a madeira possui um charme natural que oferece elegância para qualquer ambiente, sendo explorada de várias maneiras, como na fabricação de pisos, tacos e assoalhos. Um dos modelos mais conhecidos é o assoalho de madeira rústico, que apresenta um acabamento impecável.

No post de hoje, vamos falar mais sobre a rusticidade do assoalho. Continue conosco e descubra porquê essa pode ser uma excelente opção para o seu espaço!

Clique aqui e saiba como é feito um assoalho rústico

Detalhes do assoalho de madeira rústico

O assoalho de madeira rústico é uma opção de revestimento que tem conquistado cada vez o mundo da decoração. 

 

É produzido a partir de madeira nobre, recebendo tratamento para deixar o visual rústico o mais natural possível

 

Sua popularidade crescente se deve à sua capacidade de oferecer um toque de conforto e aconchego ao ambiente, além de conferir um visual único e cheio de personalidade.

 

Em geral, a decoração rústica consegue transmitir a sensação de um ambiente tranquilo, assim como a natureza, além de ser possível combiná-la com outros elementos mais modernos.  

 

Esse equilíbrio entre o moderno e o rústico é o que faz desse tipo de assoalho uma das melhores opções para compor um ambiente, uma vez que a decoração estará de acordo tanto com a vida moderna, quanto as raízes do campo. 

Quais as vantagens do assoalho de madeira rústico?

Assim como outros tipos de pisos, o assoalho de madeira rústico apresenta diversas vantagens. Entre as principais, podemos destacar:

Beleza estética

Possui um charme natural e atemporal. Sua textura única confere um visual acolhedor, que pode ser muito atraente, especialmente em casas de campo, fazendas e ambientes mais tradicionais.

Durabilidade

A madeira é conhecida pela sua durabilidade, e o assoalho rústico é fabricado com espécies de madeiras resistentes. Com os devidos cuidados e manutenção, podem durar décadas.

Versatilidade

Apesar de seu estilo rústico, o piso pode ser adaptado a diferentes tipos de decoração, conforme dissemos anteriormente. 

Conforto térmico

A madeira é um isolamento térmico natural, mantendo os ambientes mais quentes no inverno e mais frescos no verão.

Como funciona a instalação? 

Antes de instalar o assoalho de madeira rústico, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, verificar se não há umidade no contra piso ou qualquer infiltração que possa danificar o material.

 

A instalação pode ser feita de três formas: parafusado, pregado ou colado. Ao instalar o piso através do método parafusado, são necessários parafusos e buchas de número 8. 

 

Se for pregado, o piso será fixado com pregos em espiral, no sentido transversal na direção macho da peça. E quando colado, utiliza-se uma cola PU, porém, nem todos os locais podem receber esse tipo de fixação.

 

O acabamento pode ser feito por lixamento, evitando irregularidades e garantindo que o piso tenha um aspecto impecável. 

Por que escolher um assoalho rústico?

Além das vantagens, ter um assoalho de madeira rústico em seu ambiente gera um aspecto bastante positivo. Porém, é necessário sempre verificar a procedência da madeira para ter certeza de que o material é de qualidade e não interferiu na natureza.

 

Em resumo, essa pode ser uma excelente escolha, desde que você esteja disposto a investir no seu custo inicial e na manutenção regular

 

Também é importante considerar fatores como o ambiente em que será instalado e o estilo de vida da família, uma vez que existem limitações quanto à sua sensibilidade à água e ao desgaste. 

 

Antes de tomar uma decisão, é aconselhável consultar um profissional para avaliar as necessidades específicas do seu espaço.

Optou pelo assoalho de madeira? Clique aqui e saiba como manter sua durabilidade

Viu só? O assoalho de madeira rústico pode ser uma ótima opção! Se você ainda está em dúvida, venha conhecê-lo em nossa loja!

 

Deixe um comentário sobre o conteúdo de hoje e compartilhe!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:34 | 10/07/2024
magnifiercross