Logo ParquetSP

Optou pelo assoalho de madeira? Saiba como manter sua durabilidade

 | 
Sumário

Sabe aquele clássico atemporal, que continua sendo muito requisitado para a composição de um ambiente? Estamos falando do assoalho de madeira, um tipo de piso altamente durável e versátil.

E por falar em durabilidade, no caso do assoalho de madeira, o que é necessário para mantê-la? Fique conosco para descobrir! 

O que é o assoalho de madeira?

Assoalho de madeira é um piso composto por tábuas de madeira maciça, um material nobre que apresenta uma ótima resistência

Apesar de ter um custo um pouco maior quando comparado aos outros tipos de pisos, é uma opção sustentável que pode otimizar o seu orçamento, levando conforto e elegância para o ambiente.

Tipos de madeira para assoalho 

A beleza e o charme característicos do assoalho provém dos tons da madeira utilizada em sua composição, que nem sempre são iguais. 

Assim sendo, as tendências decorativas são favorecidas e a decoração se torna perfeita. Entre as madeiras utilizadas, estão: 

  • Sucupira;
  • Ipê;
  • Jatobá;
  • Grápia;
  • Cumaru;
  • Maçaranduba.

Essas opções são bastante favoráveis, uma vez que são espécies conhecidas pela dureza e por seu alto índice de massa, isto é, uma boa durabilidade.

Onde utilizar o assoalho de madeira?

Quando pensamos em um ambiente rústico, o assoalho de madeira é a escolha ideal. Mas, não é apenas na rusticidade que o piso se garante. Isso porque ele também combina com outros estilos de decoração, como o minimalista, o clássico e o moderno.

Seu uso é recomendado para ambientes como o quarto e a sala, locais que necessitam sempre de aconchego e conforto

Vale lembrar que os tons escuros do assoalho são indicados para ambientes com cores sóbrias. Já os claros são mais versáteis e podem ser utilizados da forma como você desejar.

Como cuidar do assoalho de madeira? 

Cuidar do assoalho de madeira para manter sua durabilidade não é uma tarefa tão difícil. Primeiro, é importante evitar o contato da água com o piso, para suas fibras não danificarem e não correr o risco de apodrecer.

Desta forma, então, deve ser utilizado apenas um pano úmido para remover alguma sujeira mais resistente, enxugando logo em seguida com outro pano seco. 

Outra recomendação é minimizar a incidência da luz solar sobre o piso, considerando que, quando a luz do Sol bate diretamente no piso, com o passar do tempo, ele tende a sofrer uma descoloração de sua tonalidade natural. Neste caso, é importante utilizar uma cortina ou persiana

Também não é indicado o uso de tapetes, principalmente se forem de borracha ou vinil, pois podem provocar manchas e reter a umidade, diminuindo a durabilidade do piso. 

E por fim, os móveis são vilões do assoalho de madeira quando deslocados de um lugar para o outro, pois causam arranhões e deixam marcas e danos. 

Com essas orientações, você manterá o assoalho de madeira do seu ambiente com a mesma beleza de quando foi instalado.

Gostou do conteúdo? Possui outras dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe!

Venha conhecer os tipos de assoalho de madeira em nossa loja!

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:59 | 28/02/2024
magnifiercross