Logo ParquetSP

Conheça a madeira e o piso de Freijó

 | 
Sumário

O freijó é uma das espécies naturais de madeira que pode ser encontrada na região amazônica e utilizada na fabricação de pisos para compor a decoração de diversos ambientes.

Que tal ampliar um pouco mais seus conhecimentos sobre esse tipo de madeira e o piso fabricado com a mesma? Confira a seguir! 

A madeira freijó e suas características

Também conhecida por outros nomes populares como freijó-verdadeiro, freijó-branco, freijó-rajado e louro-freijó, a madeira de freijó produzida no Brasil é utilizada em larga escala, tanto no mercado nacional, como também no exterior. 

Isso porque é uma madeira com uma grande beleza e que possui uma gama de utilizações. O cerne e o alburno do freijó possuem diferença em função da sua cor. Sendo o seu cerne na cor castanho-claro-amarelado, que também pode conter manchas mais escuras ou enegrecidas. 

A superfície da madeira de freijó é lustrosa, ela não apresenta gosto ou cheiro perceptíveis e é uma madeira de baixa densidade, possuindo outras mais resistentes do que ela. 

Porém, ainda assim, a madeira de freijó possui boa durabilidade, sendo por isso, um dos tipos de madeira mais utilizados. 

O piso de madeira freijó

O piso fabricado em madeira freijó, geralmente, apresenta uma tonalidade castanho-claro-amarelado, oferecendo uma beleza natural para o ambiente e criando um espaço mais aconchegante.    

Em geral, o piso de madeira freijó é indicado para áreas de grande circulação, como salas, corredores e halls. Ou ainda em áreas comerciais, como o teatro, cinema, hotéis, entre outros.

Um dos grandes atrativos da madeira freijó é que ela apresenta boa trabalhabilidade. Trata-se de uma madeira fácil de ser serrada, que também aceita o aplainamento e pode ser colada. Assim, favorece os trabalhos que exigem esses acabamentos e essas manobras. 

A superfície possui um acabamento liso, o que a torna interessante pelo seu visual. Sua coloração é agradável também, favorecendo o uso para pisos e para móveis. Por ter densidade mais baixa, ela não é empregada em usos mais pesados. 

Que tal inovar o seu ambiente com o piso de madeira de freijó? Conte-nos o que acha da ideia. Deixe abaixo um comentário!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
12:37 | 21/02/2024
magnifiercross