Logo ParquetSP

Piso de madeira maciça ou engenheirado: qual escolher?

 | 
Sumário

Não importa o tempo, os pisos de madeira continuam sendo muito procurados para compor os ambientes e dar um toque mais sofisticado. Entre tantas opções existentes no mercado, o piso de madeira maciça e o piso de madeira engenheirado apresentam sua popularidade.

E se você estiver se perguntando qual a melhor opção para o seu ambiente, fique conosco para eliminar a sua dúvida! No post de hoje, vamos falar sobre cada um deles.

Detalhes do piso de madeira maciça

O piso de madeira maciça é também conhecido como piso natural, apresentando réguas inteiras de madeira maciça em sua composição, de espessuras grossas com uma qualidade superior.

É considerado como um piso de excelente durabilidade, principalmente por ser mais alto e permitir restauração por mais de uma vez.  

Entre os vários tipos de madeiras utilizadas na fabricação desse tipo de piso, podemos destacar:

  • Cumaru;
  • Ipê;
  • Marfim;
  • Carvalho;
  • Tauari;
  • Jatobá;
  • Sucupira, entre outras.

Outra característica marcante do piso de madeira maciça é a coloração. Isto porque, no Brasil, é comum encontrá-lo em tons escuros

Características do piso engenheirado

O grande destaque do piso de madeira engenheirado é a sustentabilidade, por ser fabricado a partir de uma estrutura composta por lâminas torneadas de madeira tropical e reflorestamento

Em outras palavras, podemos dizer que é um tipo de piso revestido por madeira nobre, com um padrão de design diferenciado e de qualidade. Além de apresentar uma alta resistência e ser mais consistente devido a sua estrutura.

Afinal, qual a melhor escolha?

De acordo com os arquitetos, mesmo que ambos tenham um design elegante, o piso engenheirado apresenta um melhor desempenho, sendo superior ao piso de madeira maciça.

Outro detalhe que deixa o piso engenheirado à frente é o fato de não precisar de raspagem ou aplicação de verniz ou cera. Além de ter um sistema de encaixe sem falhas, que deixa a instalação mais rápida. 

Assim sendo, o mais indicado atualmente para o seu ambiente é o piso engenheirado. Mas, vale lembrar que tudo dependerá do que pede o seu projeto, uma vez que o piso de madeira maciça também apresenta ótimos benefícios, como o conforto térmico e a durabilidade, por exemplo.

E então, qual dos dois tipos de pisos você escolhe para o seu ambiente? Antes da decisão final, venha conhecê-los em nossa loja!

Gostou do conteúdo? Comente abaixo e compartilhe!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
12:37 | 21/02/2024
magnifiercross