Logo ParquetSP

Piso de Madeira Marfim e suas principais características 

 | 
Sumário

Ao compor a decoração de um ambiente, detalhes como o tom da madeira escolhida para o piso pode, de alguma maneira, influenciar nas sensações e até mesmo na dimensão do local. Esse é o caso do piso de madeira marfim, que confere sofisticação e ao mesmo tempo influi na dimensão do espaço.

No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esse tipo de madeira e o piso de madeira marfim. Continue nos acompanhando!

Características da Madeira Marfim

O marfim, também conhecido como guatambu, pau-cetim e pau-liso, é originário de florestas tropicais, sendo encontrado em solo brasileiro nos estados da região Sul e Sudeste, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua espécie é Balfourodendron riedelianum Engl.

A madeira marfim, frequentemente, é confundida com outras espécies que também fornecem madeira em tons mais claros, como a tauari e o castelo. Para extrair o marfim verdadeiro, é preciso observar as características da madeira em seu cerne e textura.           

Sua cor costuma ser mais clara e vai escurecendo gradativamente. Começa em um tom branco-palha-amarelado e com o tempo, vai chegando a um amarelo-pálido. 

Em geral, a madeira do marfim classifica-se como uma madeira pesada e por conter um baixo teor de resinas, deve receber manutenção para aumentar sua durabilidade.

Onde a Madeira Marfim é utilizada?

Apesar de algumas exigências para aumentar sua durabilidade, a madeira marfim é resistente e pode ser utilizada em diversos ambientes, até mesmo na construção civil. É um material fácil de ser trabalhado, podendo ser aplainado e colado com sucesso. 

Por isso, o marfim pode ser utilizado na fabricação de caibros, rodapés, vigas, pisos de madeira, como tacos e assoalhos, ripas, móveis, painéis, forros, molduras, decorações e outros mais. 

Piso de Madeira Marfim

O piso de madeira marfim oferece beleza e elegância para o ambiente. Por ter uma coloração mais clara, é bastante indicado para locais pequenos, como apartamentos, por exemplo.

Além de ser uma boa opção para quem deseja ampliar seus espaços, aproveitar a luminosidade natural e também para quem busca por uma madeira elegante e sofisticada.

Os cuidados com esse tipo de piso são semelhantes aos outros pisos de madeira. É preciso tomar cuidado com a umidade, evitar a submersão, protegê-lo da luz solar direta, proteger a camada superior com vernizes e não utilizar produtos abrasivos para fazer sua limpeza diária.

E lembre-se que, antes de escolher a madeira marfim para o seu piso, é importante que você vá até uma loja especializada para se certificar de que estará recebendo uma madeira de qualidade.

Venha conhecer o piso de madeira marfim em nossa loja! 

Dúvidas? Deixe um comentário para que possamos retornar em breve!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
12:37 | 21/02/2024
magnifiercross