Logo ParquetSP

Tipos de Piso de madeira

 | 
Sumário

Para quem deseja um ambiente sofisticado e confortável, o piso de madeira é bastante indicado. O material apresenta uma grande versatilidade, podendo ser instalado em locais como residências, escritórios, comércios, entre outros. E você sabia que existem diversos tipos de pisos de madeira no mercado?

No post de hoje, vamos destacar os principais. Continue nos acompanhando para conferir mais detalhes!

Quais as vantagens do piso de madeira?

Antes de falarmos sobre os tipos de pisos de madeira existentes, vamos relembrar as vantagens que o levam a ser um dos mais escolhidos para compor os ambientes no mundo inteiro.

Além de ser um material nobre, conferindo rusticidade e sofisticação aos lugares onde é instalado, a madeira possui uma variedade de cores e padrões que combinam com ambientes variados. Outros benefícios do piso de madeira que podemos citar são:

Durabilidade

A durabilidade pode variar de acordo com a espécie de madeira escolhida. Mas, existem madeiras com alta durabilidade, podendo ser instaladas até mesmo em ambientes externos.

Instalação rápida e prática

Em geral, os pisos de madeira são instalados de maneira rápida e alguns precisam somente do uso de cola. Assim sendo, a sujeira também é menor no momento da instalação e o piso fica pronto em menos tempo.

Praticidade

Também existe uma praticidade na limpeza dos pisos de madeira. Basta apenas utilizar uma vassoura de cerdas macias com um pano ligeiramente limpo.

Quais são os tipos de pisos de madeira?

Agora que você já conhece as vantagens, vamos falar sobre os principais tipos de pisos de madeira existentes. 

Assoalho de madeira

Dos tipos de piso de madeira o assoalho é um dos mais conhecidos. Ele apresenta uma alta resistência, excelente durabilidade e mesmo depois de um tempo em uso, quando perde o aspecto de piso novo, ele pode ser raspado e novamente receber uma camada de verniz, recuperando a beleza.  

Os assoalhos de madeira podem ser encontrados em alguns estilos, sendo eles: 

Tradicional: Fabricado em várias dimensões, é um dos tipos de piso de madeira que pode ser instalado em qualquer ambiente e proporcionar requinte e conforto. Possui comprimentos variados e seu encaixe é no formato macho e fêmea.

Demolição: Acabamento interessante e oferece um ambiente rústico sem perder o requinte. Para quem deseja esse estilo decorativo, é uma opção excelente.

Rústico: O piso rústico conserva as características da matéria prima. A madeira recebe tratamento e ainda assim mantém o seu aspecto natural.

Piso pronto

Essa é uma das melhores opções para uma obra ou reforma. Sua instalação é muito rápida e se diferencia dos assoalhos pelo tamanho das tábuas, que nesse caso são mais curtas. 

Os pisos prontos são divididos em:

Tradicional: Também conhecido como piso maciço, é um dos tipos de piso de madeira que proporciona praticidade. Recebe encaixes no estilo macho fêmea nos quatro lados da peça e tratamento com 8 camadas de verniz.

Multilaminado: Assim como os demais tipos de piso de madeira no estilo piso pronto, o multilaminado é composto por camadas de madeira, com uma base de lâminas torneadas e cruzadas, que recebe um revestimento de madeira nobre.

Multiestruturado: O multiestruturado, assim como o multilaminado, é composto por uma base de lâminas revestida por uma camada de madeira nobre. Mas, além dessa camada ser mais espessa do que no anterior, ele possui aspecto de tábua corrida. 

Multistrato: O multistrato é composto por uma camada inferior de lâminas de madeira que são sobrepostas por uma camada de madeira maciça em sentido contrário. 

Tacos

Para finalizar, temos os tacos, uma prova de que a madeira e os tipos de piso seguem como uma forte tendência. Os tacos pode ser encontrados nos estilos:

Tradicional: Peças de madeira maciça cortadas em mesmo tamanho, garantindo um aspecto agradável. Esse piso não possui encaixes laterais e sua fixação é feita com cola.

Taco palito: Os tipos de piso de madeira que recebem cortes mais estreitos são ideais para serem instalados em ambientes pequenos, devido à sensação de espaço maior.

Taco Legneto: Com o mesmo aspecto do taco palito, o legneto está na classe dos tipos de pisos de madeira comercializados em placas, o que facilita sua instalação e ainda proporciona figuras interessantes que desenham o piso.

Taco Versailles: Dentre os tipos de piso de madeira, este deve ser o que mais possui estilo próprio. O versailles chama muito a atenção pelos desenhos formados no piso, em estilo imperial, típico de palacetes.

Entre todos esses tipos de piso de madeira, certamente haverá um que atenda a todas as expectativas, seja no que refere à beleza e requinte, assim como na praticidade de limpeza, manutenção e instalação. 

Venha conhecer a nossa loja para escolher o tipo de piso de madeira mais adequado para o seu ambiente! 

Gostou do conteúdo? Possui dúvidas? Deixe um comentário!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
17:49 | 12/06/2024
magnifiercross