Logo ParquetSP

Piso Parquet e Taco de madeira são iguais?

 | 
Sumário

Nem todo mundo sabe diferenciar, mas os pisos de madeira apresentam detalhes específicos que os tornam diferentes uns dos outros. Esse é o caso do piso parquet e o taco de madeira, que ainda causam confusão na hora da escolha.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e você vai entender as diferenças entre esses dois tipos de pisos. Acompanhe!     

Piso parquet: principais detalhes

O piso parquet é um tipo de piso fabricado em madeira maciça e utilizado, principalmente, em ambientes residenciais desde a época Vitoriana. É elaborado em pequenas camadas de madeira agrupadas em placas que formam mosaicos. 

Em sua instalação, as placas são coladas direto sobre o contrapiso impermeabilizado e nivelado ou o piso já existente. As placas possuem medidas de aproximadamente 8 milímetros de espessura, 48 centímetros de largura e 48 centímetros de comprimento.

Entre os principais benefícios estão as suas possibilidades decorativas, pois o parquet se adapta a qualquer ambiente interno e até mesmo espaço corporativo. E o formato, que deixa o ambiente ainda mais estiloso e sofisticado.

Também é bastante indicado para quem deseja ter um piso de madeira maciça com um custo mais acessível. 

Características do taco de madeira 

O taco de madeira se tornou popular no Brasil entre as décadas de 50 e 60. A partir daí, nunca mais saiu de moda, pois caiu no gosto dos brasileiros, recebendo maior destaque nos ambientes devido ao seu aspecto retrô.

Geralmente, os tacos são fabricados em madeira Cumaru, Sucupira, Ipê, Grapia, Peroba Mica, Amêndola e Jatobá, com cerca de 2 centímetros de espessura, diversos tamanhos e paginações (dama, diagonal, espinha de peixe, escama, amarração), responsáveis pelo toque encantador dos ambientes.

Quais as diferenças entre Piso Parquet e Taco de Madeira?

Como já foi possível notar, o piso parquet e o taco de madeira não apresentam diferenças muito gritantes, pois ambos são pisos de madeira maciça, fabricados em tábuas com praticamente o mesmo formato.

Mas, o taco é comercializado em tábuas soltas, ou seja, precisam ser coladas uma por uma até formar o desenho escolhido. No caso do parquet, as tábuas já são coladas em grupos, logo as placas são formadas.

Também podemos dizer que o piso parquet é comercializado somente em formato de dama e não pode ser instalado em outras formas. Já o taco, por ter as tábuas soltas, pode ser instalado de acordo com o gráfico desejado, até mesmo o dama do parquet.

Essas são as principais diferenças entre o parquet e o taco de madeira. Venha conhecer ambos os tipos de piso em nossa loja! 

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe um comentário! 

Compartilhe também em suas redes sociais! 

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.

Veja também

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
12:37 | 21/02/2024
magnifiercross