Logo ParquetSP
Como limpar e manter a beleza da escada de madeira?
 | 

Quando escolhemos ter uma escada de madeira em casa, sabemos que esse será um elemento fundamental para deixar o ambiente mais charmoso. Mas, para mantê-la bem conservada, ela precisará de cuidados.

E é sobre isso que falaremos no post de hoje! Continue nos acompanhando para saber como deve ser feita a limpeza da escada de madeira.

Principais cuidados com a escada de madeira

A imagem mostra uma escada de madeira.

Quando a escada de madeira não recebe a manutenção correta, aos poucos ela fica com o aspecto envelhecido, com a aparência completamente prejudicada. Por isso, é muito importante manter a limpeza para conservá-la sempre bonita.

Fazer a manutenção da escada de madeira não é algo difícil. Existem alguns passos que você pode seguir para que o resultado final seja perfeito. Acompanhe a seguir!

Primeiro passo

Ao limpar a escada, para simplificar ainda mais o seu trabalho, você pode iniciar a limpeza de cima para baixo. Se estiver pensando em limpar todos os ambientes, dê preferência para os andares superiores e depois a escada. Desta forma, não haverá o risco de sujar os degraus mais baixos.

Retire todos os resíduos

O próximo passo é retirar os resíduos. Isso pode ser feito com uma vassoura macia. Geralmente, as vassouras de cerdas rígidas alcançam melhor os cantinhos, mas é bom evitá-las.

Isto porque, cerdas duras tendem a causar riscos na superfície da madeira. Claro, isso não irá comprometer a estrutura, porém, pode ficar bem visível e alterar o visual. Portanto, as vassouras macias são as mais indicadas.

Utilize aspirador de pó

É normal que a vassoura não consiga limpar os cantinhos, que são mais difíceis. Neste caso, então, você pode utilizar o aspirador de pó. Se for possível, prefira usar os modelos de mão, que são fáceis e leves para carregar de um lado ao outro.

Apenas, tenha cuidado para não friccionar o aparelho sobre a madeira, pois ao exercer muita força, a superfície pode ficar cheia de marcas.

Elimine as manchas e/ou marcas

Basta utilizar um pano úmido para remover as marcas e/ou manchas leves. Em escadas que ficam no interior e apresentam um tipo de madeira mais sensível à umidade, não devem ser usados panos muito encharcados.

Se estiver muito difícil eliminar as manchas, você pode elaborar uma solução com água morna e sabão neutro, limpando os degraus e enxugando em seguida, com um pano macio e seco. Não são recomendadas esponjas abrasivas para não danificar o material.

E lembre-se que também não é recomendado o uso de cera nos degraus ou produtos que contenham amônia ou silicone.

A imagem mostra uma escada de madeira.

Se você seguir todos esses passos corretamente, terá uma escada com aspecto renovado em sua casa. Então, que tal colocar essas dicas em prática?

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Até a próxima!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross