SHOWROOM (11) 5053-8333

As vantagens da instalação do forro de madeira

O forro de madeira é um item imbatível quando o assunto é decoração. No passado, ele já fez muito sucesso. Atualmente, ele está voltando com tudo para os ambientes, promovendo uma mistura de sensações, como acolhimento e aconchego. Mas, será que você sabe quais são as principais vantagens da instalação do forro de madeira? Continue nos acompanhando para descobrir!

Os tipos de forro de madeira

A imagem mostra uma sala de estar com forro de madeira.

Primeiramente, antes de ressaltar as vantagens, vamos falar sobre os tipos de forro de madeira mais comuns, e que podem ser encontrados no mercado brasileiro. Entre eles, estão:

  • Cedrinho;
  • Pinus;
  • Perobinha;
  • Cumaru;
  • Jatobá;
  • Ipê.

Em geral, essas madeiras são as mais indicadas, não apenas por sua densidade, mas também pela secagem fácil, pois não retêm muita umidade. Com relação aos cupins, as madeiras de Jacarandá, Imbuia e Peroba-Rosa são mais resistentes. Porém, a disponibilidade desses tipos, pode variar de região para região.

Outra característica que também muda de acordo com o tipo de madeira utilizado, é a cor do forro. O cedrinho possui uma aparência mais avermelhada. Já o tipo Perobinha possui uma coloração amarela acastanhada.

Por sua vez, a madeira Jatobá é marrom, e a Pinus é a mais clara de todas, por ser feita com madeira de reflorestamento.

É muito importante levar essas informações em consideração, principalmente no momento de escolher a madeira para a instalação do forro em sua casa. São elas que determinarão a resistência e estética.

 

E quais os benefícios do forro de madeira?

O forro de madeira apresenta alguns ótimos benefícios para o seu ambiente. Confira a seguir.

 

Isolamento térmico

Se você realmente deseja ter um ambiente aconchegante e acolhedor, o material funciona como um ótimo isolante térmico, que mantém a temperatura da casa sempre ideal, de acordo com o clima.

 

Diversos acabamentos 

A escolha do forro de madeira permite várias opções de acabamento. Desta forma, é possível começar pelo tipo de madeira, que definirá o tom do forro. Mas, caso você prefira, também existe a opção de pintar o forro da cor que desejar.

Além disso, o forro poderá ter a cor da madeira. Basta apenas aplicar um verniz. Já para deixá-lo colorido, é necessário pintar com tinta látex, após lixamento. Uma dica: a cor branca é neutra, e se encaixará bem em qualquer ambiente.

 

Durabilidade

A madeira é durável e resistente. Isto significa que ela pode ser indicada para compor a estrutura do teto. Mas, para obter o máximo de durabilidade, é necessário tomar alguns cuidados especiais.

 

Estética

O efeito estético é uma das principais vantagens do forro de madeira. Uma vez que o material combina muito bem com estilos variados de decoração, proporcionando um toque a mais.

Quando combinado a uma parede de tijolinhos ou pedras, o forro ajuda a criar um ambiente mais rústico, com cores neutras e sóbrias. A sofisticação dependerá do uso dos demais elementos na decoração. Mas, em geral, ele tende a realçar ou contrastar com o restante do ambiente.

 

A instalação do forro 

Na hora da instalação, o forro de madeira oferece algumas possibilidades estéticas, que ajudam a compor o visual do ambiente. Ele pode ser instalado na vertical, na horizontal e até mesmo na diagonal, criando linhas e composições diferentes no teto.

Geralmente, a instalação é simples. Mas, é importante que ela seja feita por um profissional, para assegurar que as junções e os encaixes das peças estejam perfeitos. As ripas são encaixadas entre si, como um sistema macho e fêmea, ou presas com um clipe individual.

É importante verificar se o modelo escolhido é fixo ou removível. Existem dois tipos disponíveis no mercado. Os mais indicados são os removíveis, caso exista a necessidade de ajustes ou trocas de peças no futuro.

E não se deve esquecer que, após a instalação devem ser aplicados um verniz (ou tinta) e um protetor contra cupins. Assim o resultado final estará perfeito!

O forro de madeira rebaixado sob ele próprio pode oferecer uma sensação maior ainda de acolhimento. No caso deste projeto, todo o ambiente pode ser feito de madeira, desde o chão, o teto e a parede, contrastando com tons de azul em outros elementos.

 

Madeira natural x madeira pintada: Qual escolher?

A escolha dependerá muito do ambiente e do contexto da decoração, como dissemos anteriormente. Além disso, você precisar levar em conta a sua personalidade. Por exemplo, se prefere algo mais clássico ou inusitado, como um ripado de madeira na cor azul.

Qualquer ambiente pode receber uma madeira pintada, pois não existem restrições de estilo. Mas, devem ser adequados a cada local. No caso do banheiro, é necessário ter cuidados especiais na escolha da madeira.

A maioria dos profissionais da marcenaria indicam que o bom tratamento da madeira pode fazer com que ela dure a vida toda, desde que ela não apresente problemas com cupins.

Quanto à madeira pintada, além da preparação adequada para receber a tinta, é necessário estar atento ao lugar onde o forro foi instalado. Isto porque, caso o ambiente possua contato com umidade, a tinta deverá ser específica.

 

Quais ambientes podem receber o forro?

Seja em residências, apartamentos ou lugares comerciais, não existem restrições para o uso do forro de madeira. Ele pode ser utilizado em ambientes internos, tais como o quarto, banheiro, sala e cozinha. E também externos, como uma varanda.

E como conservar o forro?

Para manter o forro sempre bonito e com uma longa durabilidade, além de evitar uma possível infestação de cupins, é preciso realizar a manutenção das vigas a cada dois anos, aplicando um verniz. Desta forma, seu tempo de duração aumentará.

Se a madeira for pintada, é necessária uma manutenção pequena, de 2 em 2 anos, e uma limpeza para tirar o acúmulo de mofo devido à umidade, especialmente em ambientes expostos, como banheiro ou casa de praia. Para finalizar, se for preciso, deve ser aplicado um verniz após a limpeza.

A imagem mostra uma sala de estar com forro de madeira.

Está pensando em instalar um forro em sua casa? Conte-nos o que achou dessas dicas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale direto no WhatsApp