Os principais cuidados com o forro de madeira

Mais do que um simples revestimento, o forro de madeira define toda a arquitetura de um ambiente e oferece uma grande sensação de conforto. Mas, qual a maneira correta de conservá-lo?

É o que você vai descobrir no post de hoje! Continue nos acompanhando para saber quais os cuidados necessários com o forro de madeira.

Características do forro de madeira

A imagem mostra uma sala de estar com forro de madeira.

Ao longo do tempo, o forro de madeira foi conquistando o seu lugar na decoração. Com um alto valor estético e ótima durabilidade, ele é versátil e pode ser utilizado em casas de estilos variados, desde as modernas até as rústicas.

Além disso, o material é um dos mais indicados quando existe o desejo de promover a sensação de aconchego e acolhimento.

O forro de madeira acompanha a decoração de salas, corredores, quartos e halls de entrada, e pode ainda ser instalado em áreas úmidas como banheiros e cozinhas.

No caso de áreas externas, antes de colocar o forro é necessário preparar o local com produtos específicos.

E não podemos esquecer que o forro de madeira apresenta uma variedade grande de tons, que dependem muito do tipo de madeira escolhido. Neste caso, então, basta você planejar tudo antes da instalação.

Quais vantagens o forro de madeira oferece?

Entre as principais vantagens do forro de madeira, podemos citar:

Isolamento térmico

Se você pretende ter uma casa mais acolhedora, o forro de madeira é a opção ideal. Isto porque ele é um excelente isolante térmico, o que permite que a temperatura esteja sempre agradável. Ele refresca no verão e aquece no frio.

Estética

Essa com certeza é uma das principais vantagens do forro de madeira, afinal, o material combina bem com vários estilos decorativos e está sempre proporcionando um toque a mais.

Quando combinado com paredes de tijolinho, por exemplo, ele ajuda na criação de um ambiente mais rústico. Já as cores neutras dão um ar de sofisticação para o local.

Diversos acabamentos

Conforme dissemos, o forro de madeira é versátil, isto significa que ele permite várias opções de acabamento, começando pela escolha da madeira, que definirá o seu tom.

Mas, se você preferir pode deixá-lo da cor que você quiser, pintando de branco ou colorido.

Durabilidade

A madeira é muito resistente e apresenta uma alta durabilidade. Por este motivo, é muito indicada para compor a estrutura do teto dos ambientes.

Mas, para que ela dure de fato, serão necessários alguns cuidados específicos. Falaremos sobre isso a seguir.

Como conservar o forro de madeira?

Os cuidados já devem começar direto na instalação. Primeiramente, é necessário se certificar de que o teto não possui nenhuma infiltração ou umidade, pois caso apresente alguma dessas opções, elas devem ser eliminadas para que o forro não apodreça.

E por mais que a madeira esteja protegida, se ela entrar em contato com a umidade, é provável que o verniz não suporte as agressões.

Assim sendo, o ideal é optar por uma madeira tratada, evitando também o ataque de cupins e impermeabilizando o forro com verniz.

Você pode lixar a superfície do forro para extrair o verniz ou tinta anteriores, até que a madeira fique uniforme. Depois, retirar os resíduos para tratar o material com outro produto.

Após lixar, basta aplicar um verniz e assim o forro estará bem cuidado e com a aparência renovada. Vale lembrar que a Bona possui uma linha completa de vernizes para aplicação em madeira.

A imagem mostra uma sala de estar com forro de madeira.

Você já sabia que eram necessários tantos cuidados com o forro de madeira? Conte-nos nos comentários e compartilhe com seus amigos! Até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − quatro =

FALE CONOSCO

4 + 14 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

Os principais cuidados com o forro de madeira

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

FALE CONOSCO

1 + 13 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp