SHOWROOM(11) 93800-2444

Cuidados com o piso de madeira claro

O piso de madeira é um revestimento charmoso para ser utilizado em qualquer estilo de ambiente. E aqueles com tonalidade clara dão um toque especial para os espaços. Porém, também podem manchar com mais facilidade.

Por sua coloração, a sujeira e as manchas ficam mais perceptíveis, e por isso, é essencial tomar cuidado com ele, para evitar danificar as fibras e comprometer a sua aparência. E neste artigo vamos dar algumas dicas para você cuidar bem do seu piso de madeira calara, e mantê-lo sempre como novo. Acompanhe.

Evitando as manchas em piso de madeira

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, por isso, o ideal é evitar que as manchas apareçam, para não precisar combatê-las. Então, todo o cuidado com produtos, bebidas, e alimentos é essencial.

Leia também: Raspagem: Entenda como é feita essa manutenção no piso de madeira

Sempre que algo cair sobre o piso é preciso limpar imediatamente com um pano seco ou papel absorvente. Isso vai retirar da superfície do piso todas as partículas de umidade e evitar que elas penetrem suas fibras.

Em seguida, pode ser usado um pano úmido com detergente neutro e água morna para ter certeza de que não sobrou nenhum resíduo no piso. Depois, o local do acidente deve ser seco com um pano macio.

Já para quem tem animais em casa, o uso de tapetes higiênicos evita que eles façam suas necessidades sobre o piso. O tapete possui proteção para evitar que resíduos passem para baixo atingindo o piso. Por isso, são a melhor escolha para evitar as manchas nesse caso.

Se o animal acabar tendo um “acidente” fora do tapetinho, é preciso tratar o local com produto que iniba a conservação desse hábito e eduque o animal. Treiná-lo desde filhote é a melhor forma de fazer com que se acostume a usar o lugar certo.

As crianças também podem acabar manchando o piso durante suas brincadeiras, seja com canetinha, com cola, tinta e outros brinquedos. Então, o ideal é que elas tenham um espaço certo para brincar e que ele seja forrado.

Um tapete ou placas de EVA são boas escolhas, porque oferecem um espaço confortável para elas e ainda evita que além e caírem coisas sobre o piso haja o atrito dos brinquedos, que pode causar arranhões.

E além desse cuidado para evitar as manchas, também é preciso que a manutenção e limpeza diária sejam realizadas, a fim de também manter o piso sempre como novo.

A limpeza diária

Manter o piso sempre limpo vai evitar o acúmulo de sujeira, que pode comprometer as fibras da madeira. Então, mantenha o piso sem resíduos usando uma vassoura de pelo macio e um pano úmido.

Não é preciso usar produtos especiais sobre o piso de madeira claro. Mas se for necessário fazer uma limpeza mais caprichada, prefira usar uma mistura de água e sabão neutro. Depois de aplicar com um pano, retire o excesso de umidade com outro seco.

Para fazer a desinfecção da casa, pode ser usado o vinagre em mistura com água. Ele também pode estar na solução com o sabão neutro, na proporção de uma colher de sabão e 3 de vinagre para 5 litros de água.

Essa é uma boa mistura para ser utilizada em casas onde há animais de estimação, pois elimina odores. E além disso, também vai apagar possíveis marcas de pegadas e ainda combater a gordura que se forma em função da poeira.

A manutenção

A manutenção do piso de madeira claro não difere para os demais pisos de madeira. O ideal é que você mantenha as fibras sempre protegidas aplicando vernizes. Eles vão proporcionar a impermeabilidade da madeira e impedir que ela absorva líquidos.

Ou seja, com o verniz uniforme sobre todo o piso ainda que aconteçam acidentes as manchas serão evitadas, porque a madeira não será atingida pelos corantes. E para não prejudicar o verniz é fundamental evitar usar produtos abrasivos, químicos e a base de silicone. Todos eles podem agredir a superfície da madeira e ainda eles mesmos causarem manchas.

Leia também: Vantagens de ter um piso de madeira instalado

Manter um piso de madeira claro conservado e novo não é um desafio muito grande. Tratando a sua superfície você consegue evitar as manchas, o que é um primeiro passo, e adotando medidas preventivas, elas ficarão bem longe do seu piso.

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?

Pin It on Pinterest

Share This