Decoração: Saiba onde utilizar o painel de madeira em seu ambiente

Se você deseja uma peça simples, mas que seja bonita e tenha funcionalidade, o painel de madeira é a escolha certa! Além de oferecer um bom desempenho térmico e acústico, é um elemento bastante versátil.

Como manter a limpeza do painel de madeira na cozinha? Clique aqui e saiba mais!

No post de hoje, você vai descobrir onde o painel de madeira pode ser utilizado. Continue nos acompanhando!

Principais tipos de madeira para painel

A imagem mostra um cômodo com painel de madeira.

A madeira é um recurso natural, considerado único. Ela encanta não apenas por sua resistência ou estética, mas também por suas texturas e cores.

Para confeccionar determinadas peças, como um painel por exemplo, que possa combinar com variados estilos de decoração, existem diferentes tipos de madeira que podem ser escolhidos.

O cedro, carvalho, nogueira, pinho e mogno são espécies que, quando bem cuidadas, com manutenção frequente e pouca exposição às agressões do tempo, apresentam alta durabilidade.

Uma outra opção que pode ser usada para confecção de painéis é a madeira de demolição, isto é, extraída de peças prontas ou construções mais antigas.

Para que sejam reutilizadas em novos móveis, devem passar pelo processo de limpeza e tratamento. Desta forma, ela recupera sua boa aparência natural.

Alguns revestimentos feitos com placas de cerâmica e porcelanato, mesmo sendo mais comum em pisos, também podem ser aplicados nas paredes para compor um painel de diferentes tamanhos.

O painel de madeira e suas funções no ambiente

Entre as funções do painel de madeira, podemos destacar:

Divisão de ambientes

O painel de madeira pode desempenhar o papel de divisória entre os diferentes espaços de um ambiente, escondendo ou integrando conforme a necessidade. É uma ótima opção para solucionar espaços entre a sala e a cozinha.

Destaque na decoração

Outra função do painel de madeira é destacar uma parte da decoração, levando a atenção para algum elemento que você deseja evidenciar no ambiente, por exemplo, a parede onde fica o seu Home Theater.

Onde utilizar o painel de madeira?

Não existe nenhum segredo na hora de utilizar o painel, pois esse é um elemento que pode ser aproveitado ao máximo, inclusive em mais de um cômodo da sua casa.

Em cada lugar, ele cumprirá diferentes funções, mas sempre deixará o ambiente com muito mais estilo. São várias as opções e destacaremos as principais a seguir!

Quarto

Esse é um ambiente que merece uma decoração autêntica. E para isso, nada melhor do que um painel de madeira, que possa enfeitar uma das paredes.

Em quartos de casal, com camas mais amplas, a principal dica é customizar esse painel e torná-lo uma cabeceira.

Sala

Você já pensou em dar uma repaginada em sua sala de jantar? Investir em painéis de madeira para revestir a parede da sala de jantar pode ser uma ótima ideia.

Por outro lado, na sala de estar, o mais comum é aproveitar o painel como suporte para televisão, criando um fundo interessante atrás desse aparelho.

Varanda

O painel de madeira combina muito com áreas externas, principalmente espaços verdes. Então, é uma boa alternativa para compor um painel em quiosques, sacadas e até varandas cobertas.

A imagem mostra um cômodo com painel de madeira.

Agora que você já sabe onde utilizar, que tal inovar na sua decoração com um painel de madeira?

Compartilhe o conteúdo de hoje e até a próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 14 =

FALE CONOSCO

2 + 4 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp