5 dicas para proteger o piso de madeira e manter a durabilidade

A beleza do piso de madeira é algo indiscutível e não é à toa que ele continua sendo escolhido para compor os mais diversos ambientes. Mas, para mantê-lo sempre com uma boa aparência, são necessários alguns cuidados específicos.

No post de hoje, você vai descobrir como proteger o seu piso de madeira e manter sua durabilidade. Continue nos acompanhando!

Cuidados com o piso de madeira: 5 dicas

A imagem mostra uma sala de estar com piso e painel de TV.

Ao longo do tempo, o piso de madeira sofre com os danos provocados pelo alto tráfego, algo que compromete muito a sua aparência.

Assim sendo, para protegê-lo e manter a vida útil do material, existem alguns truques, isto é, alguns cuidados que você deve ter para que o piso não seja danificado. A seguir, separamos 5 dicas para te ajudar nesta tarefa.

1 – Limpar corretamente

O primeiro passo para proteger o piso de madeira é realizando a limpeza, uma vez que o acúmulo de sujeira pode comprometer as fibras da madeira, danificando o material. Então, você pode utilizar uma vassoura macia ou aspirador de pó para limpá-lo.

Depois, passe um pano úmido com um produto ou solução específicos para o piso de madeira e retire o excesso com outro pano seco.

2 – Preservar as áreas de maior circulação

Outro cuidado necessário para proteger o piso, principalmente em locais de maior circulação e bastante ensolarados, é colocar tapetes na entrada, debaixo das janelas ou nos lugares por onde as pessoas costumam passar várias vezes durante o dia.

Esses são os locais que podem se desgastar com mais facilidade. Por isso, ao utilizar tapetes, você consegue proteger o piso e aumentar sua vida útil.

3 – Cuidado com a umidade

Com a exceção dos decks e áreas externas, onde a madeira utilizada é específica, o piso de madeira da sua casa não deve ser submetido ao excesso de umidade. Isto porque a água pode danificar o material, provocando até mesmo o surgimento de fungos e mofo.

Portanto, conforme já dissemos, você deve utilizar apenas um pano úmido e evitar jogar líquido diretamente sobre ele. Caso isso aconteça, procure secar o local o quanto antes.

4 – Utilizar pano seco

O pano seco pode complementar a limpeza e ser utilizado também para eliminar as marcas de solado.

5 – Realizar manutenção

Para manter a fibra do piso de madeira sempre protegida, você pode aplicar um verniz. Existem vários tipos de vernizes, cada um deles com vantagens específicas para o seu piso.

Vale lembrar que, após a aplicação, deve-se deixar o produto secar bem para que a madeira possa absorvê-lo e assim evitar que, ao caminhar, a superfície fique marcada pela sola dos sapatos.

Dica extra: Bona Wave

O Bona Wave é um produto bastante indicado para a manutenção dos pisos de madeira, pois não oferece apenas proteção e brilho, mas também ajuda a manter a cor natural da madeira.

Além disso, o Bona Wave também proporciona ótimos resultados em pisos de madeira de alto tráfego.

Disponível em embalagens de 5L e 1L, contém menos de 4% de COV e não oferece riscos à saúde.

Agora que você já sabe como proteger o seu piso de madeira e manter sua durabilidade, conte-nos o que achou dessas dicas. Deixe um comentário abaixo. 

A imagem mostra uma sala de estar com piso e painel de TV.

Compartilhe também em suas redes sociais. E até a próxima!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 10 =

FALE CONOSCO

10 + 8 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp