SHOWROOM (11) 5053-8333

A importância do gesso antes do piso de madeira

 

O que é preciso fazer numa construção a maioria das pessoas já sabe, mas a grande dúvida de muita gente é a ordem que se deve adotar para cada serviço. Ao contrário do que se pensa, faz muita diferença começar por um serviço ou outro, isso porque dependendo daquilo que vai se fazer, um serviço pode estragar completamente o outro já pronto e até mesmo trazer danos materiais para o dono do imóvel. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância de fazer o gesso antes de instalar o piso de madeira.

O gesso no teto e nas paredes

Nem todo mundo opta pela aplicação do gesso em sua obra ou reforma, porém, ele é utilizado por muitas pessoas porque deixa a parede muito mais lisa e com acabamento bem mais suave, valorizando a pintura. O gesso é utilizado tanto nas paredes como no teto.

Uma das preferências pelo gesso para acabamento final é porque ele é fácil de ser aplicado, não tem um custo muito alto e ainda é facilmente reparado caso sofra algum dano. Além de revestir a parede e o teto permitindo melhor toque e visual, o gesso ainda pode ser utilizado para vários detalhes que enriquecem a arquitetura e decoração dos espaços. Porém, mesmo trazendo tantas vantagens se não soubermos a hora certa de aplicar o gesso ele vai trazer muita dor de cabeça.

A hora certa de aplicar o gesso

Imagino que você esteja louco de vontade para ver como vai ficar seu piso de madeira novo instalado, não é mesmo? Mas, se você tiver muita pressa poderá se decepcionar com o resultado.

Imagine a seguinte situação: seu piso novo instalado, seja piso de madeira ou porcelanato. Limpo, brilhando, perfeito, sem nenhum arranhão. E em seguida um gesseiro derrubando massa, ferramentas, andando pra lá e pra com os pés sujos… Já deu pra imaginar o tamanho do estrago.

É por isso que o gesso sempre precisa vir antes do piso para que não tenhamos algumas surpresas desagradáveis como:

A-importância-do-gesso-antes-do-piso - ParquetSPManchas: considere sempre que o trabalho com gesso envolve água. Creio que você já sabe que piso de madeira e água não combinam de modo algum, certo? Muito menos água e gesso no seu piso de madeira! O trabalho com gesso pode causar manchas no piso e acabar com o mesmo.

Rachaduras: o gesseiro vai utilizar ferramentas diversas para conseguir fazer o trabalho. Vai passar com masseiras, vai utilizar escadas, réguas e ferramentas manuais. Considere tudo isso apoiado sobre seu piso de madeira novo, ou seu porcelanato delicado. Com certeza não vai dar nada certo e você corre o risco de encontrar rachaduras em função do serviço e do peso das ferramentas.

Peças soltas: anda pra lá e pra cá, arrasta isso e empurra aquilo, sobe e desce da escada, algum esforço de mal jeito numa tábua, e pronto, já está ela solta, acabada de instalar e já solta por que sofreu danos. Não é admissível isso, é?

Riscos: estes então serão certos se você fizer o serviço do gesso na parede e no teto depois de instalar o piso. Como disse anteriormente, o gesseiro vai utilizar muitas ferramentas, escadas e a masseira para conseguir preparar o gesso. Ele não vai conseguir trabalhar devagarinho para não riscar seu piso de madeira, afinal, certos movimentos são necessários e realmente não há como acreditar que o piso não sofrerá nenhum riso. Vai sofrer e muitos.

Além desses problemas, você terá um outro ainda maior depois de tudo pronto: limpar!

É por isso que o gesso na parede e no teto preciso ser feito antes de instalar seu piso de madeira ou qualquer outro material. O piso deve sempre vir por último, justamente porque enquanto há trabalho para ser feito as pessoas vão caminhar e transportar ferramentas e materiais por ali, então, para não ter problemas, o piso vem sempre depois!

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

15 Comentários

  1. RODRIGO SILVA BELO

    e se a construtora já irá entregar com piso, como fazer?

    Responder
    • Redação

      Bom dia Rodrigo. Nesse caso você pode tentar entrar em contato com a construtora para ver se não há possibilidade de entrega sem finalização do piso no seu caso específico. Caso não haja essa possibilidade, sugiro que você forre toda a área com jornais e papelões, além de procurar algum gesseiro que compreenda a situação e tome o maior cuidado possível na hora de fazer o gesso.

      Responder
  2. Weslley

    Otimo esclarecimento, no meu caso preciso retirar o piso antigo, quando o pedreiro for quebrar o piso antigo o gesso não corre risco de trincar ou as placas sairem do lugar?

    Grato

    Responder
    • ParquetSP

      Boa tarde Weslley. Quanto a isso é necessário entender a estrutura da sua residência e talvez consultar um engenheiro que possa verificar a segurança de sua construção. Boa sorte. Para demais dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (11) 5053-8333

      Responder
  3. larice

    Ótimas dicas! No meu caso, a casa ficou fora de esquadro, um erro de alguns “profissionais” que iniciaram a obra. Os novos contratados: Pedreiro e gesseiro, querem colocar o piso antes para ficar mais fácil eliminar as diferenças do reboco da parede, exemplo: Apos o piso, o gesseiro iria tirando as diferenças de toda a parede do ambiente. Qual a sua opinião a respeito? Não sei o que fazer, inclusive por meu piso ser porcelanato polido, o que o torna mil vezes mais facil de estragar.. :/

    Responder
    • ParquetSP

      Boa tarde Larice. Converse com eles sobre a possibilidade e facilidade de estrago sobre esse seu piso e tentem chegar a um acordo. Se mesmo assim eles não concordarem, forre toda a área com jornais e papelões e peça que eles tomem cuidado com o piso.

      Responder
  4. Paulo

    Bem esclarecedor.

    Responder
    • Danny Duque

      Boa noite Rodrigo no meu caso, eu comprei um apartamento e coloquei gesso agora, mais o gesseiro não teve esse cuidado de jornais e nem papelão, meu porcelanato perdeu todo o brilho, o que sugere que eu faço? Tem algum produto que recupera o brilho?

      Responder
      • Parquet SP

        Olá, Dannny. Nós da ParquetSP trabalhamos e somos especialista apenas com piso de madeira, além do que, temos 30 anos de tradição no mercado com foco na sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

        Encontramos um post sobre: “Como recuperar o brilho do porcelanato polido” e pode te ajudar nessa questão, porém, não conhecemos o trabalho e não podemos nos responsabilizar pela indicação, segue o link: https://oazulejista.blogspot.com/2014/06/como-recuperar-o-brilho-do-porcelanato.html#axzz5vvMIdbAC

        Agradecemos pelo comentário!

        Responder
      • Antonia

        Meu pedreiro quer colocar primeiro o piso do que o gesso, pq ele disse que se colocar primeiro o gesso a cerâmica vai fofa toda é verdade

        Responder
        • Parquet SP

          Olá, Antonia. Isso depende muito da experiência do pedreiro.

          Responder
  5. Terezinha Azulay

    Boa tarde, Rodrigo! Estou reformando o 2o. piso da minha casa. A cerâmica que lá está deve ser retirada antes da colocação do gesso no teto ou pode ser retirada depois? Qual a sua opinião? Atualmente qual o melhor piso que você recomenda? Grata.

    Responder
    • adminparquetsp

      Olá Terezinha

      Como vc vai retirar a cerâmica eu acho que tanto faz retirar antes ou depois, de qquer forma dependendo da situação da cerâmica eu acho que é melhor retirar depois porque ficará mais fácil limpar o piso, porque o gesso faz muita sujeira.
      Sobre o melhor piso, depende muito do que vc tem em mente. Eu recomendo que vc faça uma visita a loja p gente conversar e te mostrar todas opções.
      Obrigado por participar do blog

      Responder
  6. Alexandre

    Olá, comprei um apartamento em planta e as divisórias internas serão em drywall (gesso acartonado). Pretendo instalar piso vinílico diretamente sobre o contrapiso regularizado, sedo que a construtora primeiro iria instalar o piso (vinílico ou porcelanato). Minha questão é: teria problemas futuros, caso instale o drywall sobre o vinílico? O aconselhável seria, então, primeiramente as paredes de Drywall e depois instalar o vinílico com os recortes nas paredes?

    Responder
    • Parquet SP

      Olá, Alexandre. Neste caso, nós pedimos que entre em contato conosco para que um de nossos especialista possa te ajudar, no telefone: (11) 5053-8333

      Agradecemos pelo comentário!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Fale direto no WhatsApp

Pin It on Pinterest

Share This