Logo ParquetSP
Cadeiras: como não riscar seu piso de madeira
 | 

É uma grande satisfação quando nossa casa ou nosso escritório está com um piso de madeira novinho, reluzente, com a superfície intacta e perfeita, conferindo um visual superior para o espaço. Porém, o sentimento contrário acontece quando surge o primeiro arranhão no piso de madeira. Porque parece que apenas ele se destaca e destrói o visual do piso. Esses arranhões são frequentes nos locais onde movimentam-se cadeiras, pois seus pés, quando não estão protegidos, arranham facilmente o verniz de acabamento do piso de madeira. Veja como acabar de vez com esse problema.

Piso de madeira X móveis

Os pisos de madeira são uma excelente opção para qualquer ambiente e todos se tornam elegantes e muito confortáveis com a instalação desse piso. Capaz de compor decorações variadas e atender as exigências dos consumidores de todos os gostos e estilos, o piso de madeira é versátil e muito prático. Porém, com o tempo o piso de madeira vai sofrer um desgaste natural, em função do uso, das agressões que sofre e do trânsito de pessoas. A grande vantagem do piso de madeira é que ele pode ser restaurado e novamente ter o aspecto de novo como era antes.

Porém, mesmo sabendo que o piso de madeira pode ser restaurado, ninguém quer ter em sua casa ou seu escritório um piso todo marcado e arranhado. Por isso, alguns cuidados são essenciais para manter a madeira pelo maior tempo possível com seu aspecto novo e o verniz de acabamento perfeito.

Um dos grandes vilões que contribuem para prejudicar o visual do piso de madeira são os móveis e entre esses, aquele que é o campeão dos arranhões e marcas no piso é a cadeira. Isso porque a cadeira é o móvel que mais se movimenta. Ela acaba oferecendo maiores chances de riscar ou danificar o piso de madeira. Mas como para cada problema sempre existe uma solução, trazemos aqui algumas ideias para que você possa empregar em seus ambientes para que as cadeiras parem de arranhar o seu piso e você mantenha a madeira sempre bela.

Como não arranhar o piso com as cadeiras

Você pode adotar mais de uma solução para manter a superfície do seu piso de madeira livre das agressões dos pés das cadeiras:

- Tapetes: nos ambientes em que você puder colocar tapetes ou então nos locais onde esse elemento não vai atrapalhar, você pode adotá-lo para que as cadeiras não tenham contato direto com o piso.

- Rodinhas de borracha: as cadeiras com rodinhas podem ser modificadas para não arranhar o piso. No lugar das rodas de plástico que geralmente vêm instaladas na cadeira, você pode colocar rodas de borracha, que não agridem a superfície do piso e são indicadas para os materiais mais sensíveis.

- Feltro: o feltro é um tipo de tecido resistente que pode ser colado sob os pés da cadeira para que ela pare de arranhar o piso e ainda se torne mais silenciosa.

 - Capas de borracha: para as cadeiras com pés mais finos é possível instalar capas de borracha que revestem os pés e evitam o atrito com a madeira. Como essa medida deixa a capa evidente, então procure por uma cor que combine com a sua cadeira para não ficar tudo muito colorido e em desarmonia.

- Protetores antiderrapantes: esses protetores antiderrapantes são indicados para serem instalados no local onde as cadeiras se movimentam e evitar que seus pés tenham contato com o piso. Ainda permitem que os móveis sejam movimentados com maior facilidade sobre eles.

- Pedacinhos de carpete: para improvisar antes de encontrar a melhor medida para acabar com os arranhões do piso, algumas pessoas apelam para pedacinhos de carpete, que podem ser recortados e colados sob os pés das cadeiras e atuar da mesma maneira como o feltro. Essa medida pode ajudar caso um dos pés perca o protetor, por exemplo, e você precise de uma solução provisória.

- Cortiça: a cortiça também ajuda a evitar os arranhões assim como a borracha. Pequenos pedaços desse material podem ser colados nos pés das cadeiras para eliminar o risco de arranhões

O ideal para evitar os arranhões é que não aconteça o atrito entre os pés da cadeira e o piso, assim, todo material resistente e que não cause danos no piso é bem vindo para conservação do mesmo.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross