Logo ParquetSP
Comece o ano com um novo ambiente! Descubra como pintar o piso de madeira
 | 

O que é o piso de madeira?

O piso de madeira é uma das opções preferidas na hora de decorar um ambiente. E mesmo sendo simples, ele é bastante versátil, e combina com todos os tipos de decoração.

E você sabia que esse tipo de piso pode ser pintado? No post de hoje, vamos explicar como fazer isso. Continue lendo!

Aplicação de tinta na madeira

A imagem mostra uma sala de estar com piso de madeira.

Com certeza, muitas vezes, você já olhou para o seu piso de madeira e pensou: será que é possível pintá-lo?

Conforme dissemos, a madeira é um material versátil, que aceita ser trabalhado de várias maneiras. Assim como os móveis, portas e outros produtos deste material, o piso de madeira também aceita a pintura.

É bastante comum o uso de vernizes na madeira, para que seu aspecto natural seja preservado. Porém, tintas coloridas também podem ser utilizadas.

Desta forma, a pintura pode ser uma alternativa, caso você esteja querendo dar mais cor ao seu ambiente. Digamos que, você tenha um filho e não queira que o piso continue com a textura original da madeira, e prefere uma cor que combine com o quarto infantil.

É possível conseguir esse visual com a tinta escolhida. Aliás, dependendo das dimensões do ambiente, pode aumentar a sensação de amplitude, caso opte por uma cor mais clara.

Assim sendo, podemos dizer que pintar o piso de madeira não é algo complicado. E por isso, não é preciso sentir culpa ou peso na consciência. Basta apenas ter cuidado ao utilizar a tinta, e seguir os procedimentos de maneira correta, para não ter muito trabalho ou perder material.

Deve-se lembrar, também, que toda a pintura segue um passo a passo, tanto durante a execução, como depois, na conservação.

Como funciona a pintura?

Uma dica muito importante é não chegar em casa e já querer aplicar a tinta. Antes disso, existem diversos aspetos que devem ser observados para não afetar o resultado final.

A tinta escolhida não pode ser qualquer uma, ou seja, deve ser adequada para o piso de madeira, e sempre considerar o trânsito das pessoas no espaço que será pintado.

O piso deve estar, preferencialmente, limpo e sem a camada antiga de verniz ou cera. Portanto, deve-se caprichar na limpeza, para deixar a madeira preparada para receber a nova tintura.

Em pisos mais antigos, que podem conter falhas ou arranhões, furinhos, entre outros defeitos, o ideal é corrigir esses danos, pois a tinta pode ficar acumulada e prejudicar o novo visual do piso.

Na hora de pintar o piso, você precisa levar em consideração que é um processo um pouco demorado. Isto significa que não é rápido como aplicar cera, por exemplo. A tinta pode demorar até 48 horas para secar.

Para finalizar, lembre-se de nunca passar uma camada grosa de tinta, para o processo acabar logo. Ela deve ser aplicada em camadas finas, e uma segunda demão após a primeira secar, se for necessário.

Que tal começar o ano dando uma repaginada no seu ambiente, pintando o seu piso de madeira? Conte-nos o que você acha dessa ideia!

A imagem mostra uma sala de estar com piso de madeira.

Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross