SHOWROOM (11) 5053-8333

Inspiração: Os principais modelos de pisos de madeira

Os modelos de pisos de madeira são ótimas opções para quem deseja garantir um ambiente com uma decoração moderna, sofisticada e aconchegante. Pisos de madeira podem ser instalados em qualquer tipo de ambiente, sendo essa uma de suas vantagens.

Características e benefícios do piso de madeira

A imagem mostra piso de madeira.

O piso amadeirado é caracterizado por diversos fatores. Entre eles, a sua resistência, que é considerada alta, principalmente quando recebe o tratamento adequado. E claro, essa resistência pode variar de acordo com o tipo de piso que você escolher para o seu ambiente.

 Além disso, possui um charme natural, ou seja, tem o poder de transformar o lugar onde é instalado. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não é uma exclusividade de projetos rústicos. Existem diversos modelos de pisos de madeira, que podem ser utilizados em qualquer outro tipo de decoração.

Modelos de pisos de madeira: opções

Selecionamos os principais modelos de pisos de madeira, bem como suas vantagens, para você escolher o melhor para o seu ambiente. Confira a seguir.

Pisos multistratos

Revestimento composto por palitos de madeira maciça, escolhidos por cores. Por cima, vem uma lâmina de madeira nobre, de 5 mm, que imita a aparência do assoalho. É um material resistente, que não sofre danos rapidamente. É uma boa opção de pisos para a sala.

Pisos multiestruturados

A estrutura desse material apresenta diversas lâminas cruzadas, recobertas por uma lâmina final, que pode definir a aparência do piso. O revestimento desse modelo de piso recebe verniz e óxido de alumínio, o que concede mais brilho e resistência.

Pisos multilaminados

Esse modelo de piso amadeirado também está entre uma das opções mais procuradas de pisos para sala. Ele pode ser encontrado em diversos tons, desde o marrom escuro até o cinza. Também são mais brilhantes, e dispensam o uso de cera ou verniz após instalação.

Em geral, seu valor é bastante acessível. Porém, é necessário ficar atento com relação à resistência dos modelos vendidos por preços abaixo da média.

Sua instalação é rápida e fácil, e pode ser feita em menos de três dias, até mesmo em casas com cômodos grandes. Isto porque ele é instalado sobre o chão através de encaixe de cada peça, basta apenas que o contrapiso esteja nivelado.

Piso de madeira de demolição

Geralmente, o piso de madeira de demolição é feito por madeiras nobres e de extrema qualidade, sendo restauradas e reaproveitadas após anos de uso. Sua aparência rústica faz com que o piso torne ambiente muito mais aconchegante.

As madeiras utilizadas são a peroba rosa e a canela preta. Ao adquirir esse tipo de piso, é preciso observar a semelhança entre as peças disponíveis, que vão ser colocadas lado a lado. Sua instalação não é recomendada para apartamentos.

Taco

Os tacos fizeram muito sucesso antigamente, e de uns tempos para cá vêm aparecendo em casas com os mais variados tipos de decoração. Essas pastilhas de madeira assentadas em diferentes padronagens oferecem um ar retrô ao ambiente.

Esse é um piso que cai super bem no quarto. Uma vez que garante aquecimento e conforto, além de estilo e atitude a esse cômodo.
Por ser uma madeira natural, os tacos também precisam de uma manutenção. Neste caso, é importante tomar alguns cuidados para manter as pastilhas unidas, e higieniza-lo com cautela para que a sua durabilidade seja longa.

Parquet

É muito comum confundir o piso de taco com o piso parquet, uma vez que ambos esses tipos de piso são formados por peças menores, e podem ser usados para formar desenhos ou padrões no chão quando instalados.

O parquet é o piso responsável por formar desenhos geométricos. O efeito fica ótimo, e muito chamativo, mas também dá um pouco de trabalho para ser instalado, e pode demorar bastante tempo.

Deck de madeira

Esse é um tipo de piso com madeira maciça, recomendado para revestir áreas externas. Neste caso, então, ele pode ser utilizado em espaços de lazer com piscina. O produto sai na frente de outros, pois suporta a água. Isto é, ele não tem a durabilidade afetada por áreas molhadas.

Carpete de madeira

O carpete de madeira se assemelha a um piso laminado, porém sua qualidade não é tão boa. Possui uma espessura mais fina, que varia de 5 a 7 mm, e não existe uma camada protetora. Sua base pode ser MDF, aglomerado ou prensado.

Esse é o tipo de piso que mais deixa a casa segura, pois diminui o risco de quedas. Deste modo, ele é uma ótima opção para ser usado em quartos de crianças e idosos. Portanto, se você está planejando ou construindo, leve em consideração todo os prós e contras de cada um dos modelos de pisos. Com um planejamento, você poderá conquistar a decoração dos sonhos!

Como escolher o melhor piso de madeira?

No mercado, existem diversos tipos de madeira. Elas se diferenciam não apenas com relação à espécie, mas também ao tamanho, largura, espessura, fabricação, entre outros. É necessário analisar todas as necessidades do ambiente, para realizar a melhor escolha.

Por exemplo, uma área com grande circulação de pessoas, precisará de uma espécie de madeira dura, que seja resistente, como Sucupira. Por outro lado, cômodos que convivem com umidade pedem que o material seja tratado.

O que é bom para limpar piso de madeira?

No mercado, existem diversos tipos de madeira. Elas se diferenciam não apenas com relação à espécie, mas também ao tamanho, largura, espessura, fabricação, entre outros. É necessário analisar todas as necessidades do ambiente, para realizar a melhor escolha.

Por exemplo, uma área com grande circulação de pessoas, precisará de uma espécie de madeira dura, que seja resistente, como Sucupira. Por outro lado, cômodos que convivem com umidade pedem que o material seja tratado.

O que é bom para limpar piso de madeira? 

Apesar de existirem diversos modelos de pisos de madeira, alguns cuidados são comuns e servem para todos eles. Então, se você quer saber quais os cuidados principais, listamos algumas dicas abaixo.

– Varra o seu piso de madeira somente com vassouras de cerdas macias. Se tiver um aspirador de pó, é ainda melhor.

– Não jogue água diretamente no piso. E lembre-se de não utilizar produtos como alvejante e álcool.

Panos umedecidos com água e algum produto sem amônia na composição são seguros para qualquer tipo de piso de madeira.

O que você acha desses modelos de pisos de madeira? Que tal instalar em seu ambiente e deixá-lo ainda mais sofisticado? Se você já possui algum deles, conte-nos qual o modelo e se está ou não aprovado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

12 + 4 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale direto no WhatsApp