Como combinar diferentes tons de madeira na decoração

A madeira é um elemento clássico e versátil, que pode iluminar ou escurecer um ambiente, oferecendo tanto um clima moderno, quanto rústico. Tudo dependerá da escolha de suas tonalidades. Mas, será que você sabe como combinar os diferentes tons de madeira na decoração?

No post de hoje, você vai descobrir! Continue nos acompanhando para saber mais sobre este assunto.

Conheça os principais tons de madeira

A imagem mostra uma foto com uma combinação de diferentes tipos de pisos de madeira.

Geralmente, os tons de madeira variam de acordo com a espécie de árvore de origem. É importante destacar que, uma mesma espécie pode apresentar diferenças de tonalidade, o que dependerá muito de condições climáticas e disponibilidade de nutrientes.

Madeiras que apresentam um tom mais claro, costumam vir de árvores como o eucalipto, pinus, pinho, cerejeira e itaúba. Já os tons avermelhados têm origem em espécies como o jacarandá, o mogno, angelim e peroba.

Quando se opta por utilizar madeira na decoração, é necessário pensar, e dar uma atenção maior para a harmonização que ela poderá oferecer ao ambiente, ao se juntar com outros elementos e cores.
Outros exemplos de tons de madeira que podemos destacar são:

  • Carvalho americano;
  • Cedro;
  • Cumaru;
  • Pau de ferro.

Combinando os tons com as cores do ambiente

A madeira é um tipo de material muito versátil, que combina com todos os ambientes, além de apresentar uma infinita variedade de cores. Porém, alguns tons tendem a ficar um pouco melhores com determinadas combinações.

Por isso, é importante levar em consideração o estilo da decoração que você deseja para o seu ambiente.

Madeiras em tons claros se harmonizam e oferecem uma proposta moderna e jovial, sendo combinadas com sucesso entre cores escuras e até neutras, tais como: preto, cinza e azul petróleo.

Já as decorações mais suaves, que possuem uma pegada romântica ou infantil, podem ser equilibradas com tons claros de madeira. Assim sendo, você pode utilizar cores como: rosa, lilás e azul claro. Além disso, você pode ousar e combinar a madeira clara com tons de vermelho.

Tons escuros de madeira devem ser usados, preferencialmente, em decorações claras ou neutras, caso a sua intenção seja criar um ambiente mais marcante, algo no estilo dark.

Outra ótima opção também é a cor amarela, para usar em conjunto com as madeiras de tons escuros.

O marrom e o verde combinam com todos os tons de madeira, por serem cores relacionadas com a natureza. Por sua vez, os tons avermelhados são valorizados devido à presença do quente e dinâmico laranja.

Por fim, temos o branco. Ele pode ser combinado com vários tons de madeira? Sim, é isto mesmo! Você pode usá-lo com madeira de diversas cores.

Tons de madeira para móveis

Para os móveis, você pode utilizar os mesmos tons citados anteriormente. O que diferencia, neste caso, é que os móveis podem ser fabricados em MDF, ampliando ainda mais a variedade de tons de madeira disponíveis.

O MDF é formado por placas de madeira compensadas, que podem ser encontradas nas mais diversas cores, que vão desde o branco até o preto. Também passam por variações de tons, e alguns até chegam a reproduzir a textura característica da madeira.

A imagem mostra uma foto com uma combinação de diferentes tipos de pisos de madeira.

Agora conte-nos: o que você acha dessas possibilidades de combinações? Deixe nos comentários abaixo!
Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 11 =

FALE CONOSCO

15 + 1 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp