SHOWROOM (11) 5053-8333

Como conservar um piso de madeira?

Uma das melhores sensações após uma reforma ou construção, é ver o ambiente com o piso perfeito, superfície plana e lisa, principalmente quando se trata do piso de madeira, que não dá nem coragem de pisar para não causar danos. Mas claro, será impossível não andar sobre ele, colocar móveis e utilizar produtos de limpeza.

E você sabe o que fazer para que a madeira do seu piso continue com o aspecto de nova, sem as imperfeições que podem ser causadas devido ao tempo? Continue nos acompanhando e descubra como conservar um piso de madeira.               

 

Piso de madeira: dicas para conservá-lo

A conservação do piso de madeira tem início após a sua instalação. É importante lembrar, primeiramente, que a madeira do piso absorve umidade e pode mudar de tamanho de acordo com o clima. Pensando nisso e em diversas outras questões, elaboramos este post, para que você saiba como conservar o seu piso de madeira, e como deixá-lo sem manchas ou marcas.      

 

Vassoura

Caso a limpeza do seu piso seja feita com vassoura, o ideal é que você utilize sempre as que contêm cerdas macias, e evite aquelas mais grosseiras, como a de piaçava, por exemplo, pois podem arranhar todo o verniz do piso, comprometendo a durabilidade do mesmo.

 

Aspirador de pó

Assim como o aspirador pode ser um aliado na limpeza, também pode se tornar um inimigo. Isso porque, quando ele não é utilizado com cuidado no piso de madeira, poderá arranhá-lo por conta das rodinhas ou do bico que toca o chão, e ainda pode sugar o rejunte.     

 

Móveis

Os pés dos móveis também são inimigos do piso de madeira. Na verdade, tanto da madeira como de qualquer outro material. Por isso, devem ser colocados protetores nos pés dos móveis. Isso ajudará a não danificar a superfície do piso, e ao mesmo tempo, não prejudicar a madeira. É importante lembrar-se de não arrastar os móveis na hora da limpeza, porque isso também pode contribuir com arranhões, e pode acontecer de o rejunte se soltar.

 

Produtos de limpeza

Para ser higienizado, o piso não precisa de muitos produtos, e devem ser evitados os mais agressivos, tais como solventes, álcool, desengordurantes, entre outros. Para uma limpeza mais caprichada, dê preferência ao que propõe o fabricante. Ou então, faça uma mistura com água morna, detergente neutro e vinagre, para limpar o piso. Em seguida, é importante passar um pano seco para retirar o excesso de água.

 

Cera

Existem pessoas que adoram encerar o piso de madeira, pois veem grandes benefícios, e outras que não acham a cera um produto adequado. A cera cria uma camada gordurosa sobre o piso, o que pode comprometer a madeira e dificultar a limpeza. Antes de iniciar a limpeza com cera, observar as instruções do fabricante.

Veja também: Piso parquet – benefícios e instalação.

 

Luz solar

Se a luz solar bater direto no piso de madeira, você precisa verificar a possibilidade de colocar uma cortina, para evitar que esses raios atinjam o piso. Isso porque, quando o sol atinge diretamente a madeira, pode ressecá-la e ela pode desbotar. Por isso, é importante o uso da cortina.

Agora que você já sabe como conservar um piso de madeira, fique atento às dicas e mantenha o seu piso como novo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

agsdi-whatsapp

Pin It on Pinterest

Share This