SHOWROOM (11) 5053-8333

Como cuidar da madeira em área externa

Embora seja um material de origem natural e que se deteriora com o tempo, a madeira também pode ser aplicada em ambientes externos. No entanto, é preciso saber como cuidar da madeira na área externa para que ela se conserve por mais tempo.

Neste post nós vamos apresentar para você os cuidados necessários para assegurar a durabilidade da madeira do lado de fora. Você conhecerá os tipos de proteção que podem ser encontrados no mercado e ainda aprenderá como fazer a limpeza no dia a dia. Acompanhe!

 

Antes de tudo, escolha a madeira ideal

É fato que algumas espécies de madeira são mais duráveis do que outras, e que existem, ainda, aquelas que suportam muito mais as agressões sofridas em áreas externas. Ainda assim, todas elas necessitam de cuidados para que sua durabilidade seja estendida.

Por isso, a primeira recomendação sobre como cuidar da madeira em áreas externas é que você opte pela espécie ideal e indicada para essa aplicação. Além disso, é fundamental escolher o produto de empresas que realizam o tratamento na madeira.

Os pisos comercializados pela ParquetSP, por exemplo, já possuem tratamentos para que a madeira possa suportar tanto o sol e a chuva como as variações de temperatura, umidade e o ataque de pragas.

Não se esqueça de que estando do lado de fora a madeira pode sofrer muito mais danos. Isso exige que você tenha um cuidado especial com ela e, além de optar por aquelas que já vêm tratadas, também é necessário aplicar produtos para sua proteção.

Leia também: O deck de madeira para áreas com piscina – Dicas Importantes!

Produtos que você pode (e deve) usar

Uma proteção fundamental para o cuidado com a madeira em área externa é o filtro solar. Assim como a radiação do sol faz mal para nossa pele, ela também agride as fibras da madeira. Com o tempo, ela fica ressecada e perde a sua tonalidade natural, adquirindo um aspecto descuidado.

Para evitar que isso aconteça, no caso de sua madeira não ter a proteção de fábrica ou ser necessário fazer reparos nela, prefira produtos que contenham pelo menos o duplo filtro solar, a fim de garantir uma proteção mais eficaz.

E para que você possa conservar a madeira da área externa é possível optar por produtos como:

 

Verniz

Existem diversos tipos de vernizes que você encontra no mercado, e eles possuem as propriedades de repelirem a água e a umidade, os fungos e raios solares, além de haver variação também no fator do filtro solar

Uma boa opção é o verniz marítimo, utilizado para cascos de embarcações. Ele impede que a madeira absorva água e isso garante uma maior durabilidade para ela. Mas você também tem a opção de produtos que alteram a coloração natural da madeira. Então, caso deseje um novo visual, pode escolher um desse tipo.

 

Esmalte para madeira

Esses produtos são ideais para quem prefere que a madeira receba um acabamento liso e uma cor uniforme. Além de também poder alterar essa tonalidade para combinar com o restante do espaço, ou conforme o seu gosto pessoal.

Esses produtos possuem uma proteção antifungos e são uma boa opção para impedir que a umidade penetre nas fibras. São encontrados nas versões sintéticas e à base de água, com a vantagem de terem um odor suave e a sua secagem ser rápida.

 

Impregnante stain

Esse tipo de produto muitas vezes é tratado como verniz, mas difere um pouco desse. Trata-se de um acabamento muito eficaz que pode ser aplicado em qualquer superfície de madeira.

Ele penetra nesse material e, por isso, apresenta uma proteção bastante eficaz contra a chuva, os efeitos danosos do sol e o ataque de fungos. Assim garante uma vida muito mais longa para madeira da área externa.

Apesar de todos esses produtos trazerem vantagens e proteção para a madeira, não se esqueça de que você deve sempre seguir a recomendação do fabricante. Antes de escolher esse ou aquele acabamento, prefira fazer essa consulta para escolher pelo produto certo.

Dessa maneira você vai garantir proteção para o material sem causar nenhum tipo de agressão a ele, desfrutando de todo o seu visual e a sua durabilidade.

Limpeza: como cuidar da madeira externa no dia a dia

Tanto o piso de madeira da área externa como os decks, móveis, pergolados e esquadrias necessitam de uma limpeza no dia a dia. Isso vai garantir ainda mais proteção e durabilidade para essas peças.

Então, como parte da sua rotina, é fundamental que a madeira seja limpa com um pano seco, sem nenhum produto, apenas para retirada da poeira. Quando houver alguma sujeira mais resistente, esse plano pode estar úmido e ainda ser utilizado um detergente neutro.

E uma dica extra para você: em dias de muita chuva e também para o caso de a casa ficar vazia durante alguns dias, prefira cobrir suas peças de madeira com tecido náutico. Isso vai impedir a incidência da radiação solar e da umidade, mantendo o material sempre bonito e limpo.

Agora que você já sabe como cuidar da madeira na área externa pode garantir uma vida útil muito mais extensa para suas peças. Mas, como dito, não se esqueça de que é fundamental optar por uma empresa que já ofereça proteção de fábrica, para que você tenha muito mais qualidade.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?