Logo ParquetSP
Como cuidar do piso no inverno
 | 

No Brasil existe uma diversidade muito grande de climas e as variações que acontecem por aqui são expressivas, em especial para algumas regiões do nosso país como Nordeste e Sudeste, que costumam ter bem marcadas suas épocas de estiagem e chuvosa. Com isso, em muitos lugares acontecem secas severas que fazem cair a umidade relativa do ar. Não somente a saúde humana é prejudicada com essas secas, mas também o piso de madeira.

A umidade da madeira

Embora a madeira seja seca antes da fabricação de móveis e pisos, ainda assim ela conserva um pouco de umidade em suas fibras. Quando exposta a altos índices de umidade relativa do ar ou então quando é lavada ou molhada de alguma forma, a sua umidade aumenta e da mesma forma, quando existe a variação de tempo para estiagem a madeira perde sua umidade.

O piso de madeira recebe camadas de verniz para minimizar a sua permeabilidade, o que faz com que a troca de umidade com o ar seja reduzida. Porém, embora eficaz, o verniz não isola totalmente a madeira e por isso o piso de madeira não deve ser submerso ou ter contato com umidade, porque esta pode danificá-lo, mas ao mesmo tempo ele não pode ser exposto a estiagem, porque esta o deixa ressecado.

O piso de madeira no inverno

Na época de inverno, quando a umidade relativa do ar tende a ficar reduzida em função da diminuição das chuvas, é preciso ter um cuidado especial com o piso de madeira. Isso porque, como dissemos acima, a madeira perde sua umidade natural e fica ressecada quando acontece a estiagem e isso pode trazer danos para o piso caso ele não receba cuidados.

Assim como o excesso de umidade pode trazer prejuízos para o piso de madeira, a falta de umidade também traz problemas para elas, afinal, sendo de origem orgânica, ele resseca quando a estiagem é severa ou prolongada. Podem surgir no piso algumas frestas pequenas em função desse ressecamento, que faz a Madeira “encolher” pela falta de umidade.

Porém, embora a época da seca possa prejudicar o piso de madeira, assim como existem cuidados para você e sua família durante o inverno para que possam vencer os dias secos sem problemas, o piso de madeira também pode ser beneficiado com algumas ações que favorecem sua hidratação.

Veja algumas dicas que tenho para você conseguir enfrentar a estiagem do inverno com seu piso e madeira bonito e perfeito, como se fosse um dia de total equilíbrio climático!

Verniz: próximo à estiagem observe se o seu piso de madeira não está precisando de um reforço no verniz. Você pode diminuir a troca de umidade com o ar fazendo uma nova aplicação de verniz protetor para manter a beleza e proteção do piso de madeira.

Umidificador: assim como o umidificador favorece respiração das pessoas da casa, ele também ajuda a equilibrar a umidade do piso, porque eleva a umidade relativa do ar no ambiente. Nos dias de estiagem o umidificador vai ajudar a sua família e também a sua casa!

Baldes de água: você também pode optar por deixar um balde ou bacia de água no ambiente do piso para que a água aumente a umidade do ar naquele espaço e assim, possa ajudar a hidratar o piso.

Pano úmido: assim como hidratamos nossa pele, podemos hidratar o piso e um pano úmido pode ajudar a devolver um pouco dessa umidade perdida.

Essas são algumas maneiras que você pode adotar para minimizar os efeitos da estiagem sobre seu piso de madeira. Mas fique tranquilo, porque as frestas que surgirem na madeira vão desparecer quando o clima voltar ao normal e madeira se reidratar. No mais, previna e conserve seu piso durante essa época.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross