Logo ParquetSP
Como escolher a espécie para cada tipo de piso de madeira?
 | 

Existem diversas espécies e tipos de piso de madeira no mercado, porém, para cada situação é mais indicado um tipo de madeira. Isso porque elas variam muito sobre sua densidade, sua dureza, sua composição química e assim, algumas são mais resistentes do que outras.

Cada aplicação exige uma característica da madeira e para garantir que a madeira cumpra bem seu papel e também tenha um boa duração, é importante escolher a espécie certa. Nem sempre a mais dura ou mais resistente é mais indicada, há situações que é necessário uma madeira mais leve, por exemplo. Por isso, é importante saber qual madeira é indicada para cada caso.

Que tal conhecer algumas aplicações e suas madeiras ideais?

Para a estrutura da casa

A estrutura da casa precisa ser feita com madeira que tenham muito resistência e que apresentem boa durabilidade, alta densidade e resistência mecânica também. Geralmente as madeiras mais pesadas têm essa característica, por isso, prefira uma espécie como essa. Além disso, também é interessante escolher uma madeira que possua resistência a fungos e pragas.

 Espécies indicadas: Tatajuba, Cumaru, Jatobá, Maçaranduba, Itaúba, Roxinho e Pequiá.

Para guarnições

Para esse tipo de aplicação é recomendado e que a madeira não empene facilmente, e que tenha fibras retas. Também, é importante que ela tenha secado em estufa e apresentem baixa movimentação.

 Espécies indicadas: Jequitibá-rosa, Cedro-rosa e angelim-pedra.

Texto-horizontal-Como-escolher-a-especie-da-madeira-ParquetSP

Para lambris

Os lambris precisam ser fabricados com uma espécie de madeira que aceite melhor o trabalho, facilitando a modelagem e que também sejam macias.

Espécies indicadas: Caixeta, cedrinho e freijó

Para o telhado

O telhado precisa ser fabricado com uma espécie de maneira que seja ao mesmo tempo resistente, mas não seja muito pesada. Deve-se considerar que a madeira estará diretamente exposta aos raios de sol e à chuva, ao mesmo tempo em que está sofrendo a ação da gravidade. Embora sejam adotadas madeiras como cambará, garapeira, angelim-vermelho e cupiúba, cada uma dessas possui um ponto negativo, e a melhor opção ainda é peroba-rosa

Espécie indicada: peroba-rosa

Para janela e portas

Se você deseja portas e janelas em madeira, então é bom optar por aqueles fabricados com uma madeira apropriada para isso, aquela que apresente um bom custo benefício e resulte em peças bonitas e duráveis.

Espécies indicadas: ipê-amarelo, mogno e imbuia

Para os móveis

Móveis de madeira maciça são mais resistentes e possuem status maior também, mas é bom optar por madeiras resistentes, que não empenem, e possam resultar em móveis bonitos e fortes.

Espécies indicadas: pau-ferro, mogno, pau marfim, freijó, cedro, cerejeira, imbuia, carvalho-branco, ipê, teca, eucalipto, louro-vermelho, pínus, louro-preto

Para móveis de exterior a madeira precisa se resistente e forte, são indicadas e preferidas o pau-brasil, cedro e pinho.

Pisos externos

Em áreas externas os tipos de piso de madeira sofrem muito a agressão do tempo, por isso a madeira escolhida para esses locais deve suportar essas agressões, ser resistente e ter uma ótima durabilidade.

Espécies indicadas: Sucupira, ipê, cumaru e jatobá

Texto-vertical-Como-escolher-a-especie-da-madeira-ParquetSP

Para climas variados

O clima também precisa ser observado para se escolher uma boa madeira. Em locais muito úmidos ou muito secos a madeira errada pode sofrer. Então para locais com alta umidade, como o banheiro, por exemplo, é indicado utilizar a aroeira, já para ambientes muito secos ou muito quentes, prefira a itaúba ou a maçaranduba.

Uma madeira que pode ser utilizada em ambos os climas é a peroba-rosa, que também pode ser a sua opção caso faça uso do ar condicionado, que pode agredir a madeira e ressecá-la.

Sempre que for escolher uma espécie de madeira para determinado fim, observe as agressões às quais ela estará exposta. Para pisos de madeira tenha em mente também o tráfego, a presença de crianças no ambiente, animais domésticos e outras agressões que o piso possa sofrer.

Se tiver dúvida sobre qual é a melhor espécie, converse com uma empresa especializada em tipos de piso de madeira e comércio de madeira em geral, apresente seu projeto e peça a orientação de profissionais para optar pela madeira mais indicada.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross