SHOWROOM (11) 5053-8333

Como limpar piso de madeira encardido

Se você tem um piso de madeira instalado em seus ambientes provavelmente já sabe que a recomendação principal é que a limpeza dele seja feita de forma delicada. Mas na prática a gente sabe que nem sempre isso é suficiente, não é mesmo?

Afinal, com o passar do tempo pode ser que o piso de madeira fique encardido em função do trânsito de pessoas e também das impurezas que chegam até ele de forma natural. Mas como limpar piso de madeira encardido se nem tudo pode ser utilizado na higienização desse material?

Não se preocupe, porque preparamos este artigo para responder essa pergunta e acabar com as suas dúvidas sobre como eliminar a sujeira mais pesada da madeira. Continue lendo e descubra o que você pode fazer para deixar o seu piso totalmente limpo outra vez.

O que não pode ser usado na madeira

Se você gosta dos ambientes limpos e impecáveis, então, quando olhar para um piso de madeira encardido com certeza o seu maior desejo será pegar um esfregão, um balde com água e sabão e começar a lavar tudo! Mas infelizmente essa é uma das principais contra indicações na higienização de piso de madeira.

Não podemos lavar os espaços que têm esse material no chão. Além disso, sua limpeza também não pode ser feita com equipamentos ou produtos abrasivos, como no caso de esponja de aço e saponáceo.

Também não podemos utilizar produtos químicos com propriedades solventes, afinal, eles podem causar manchas no verniz e na madeira. E sabe aqueles produtos que utilizamos no dia a dia para fazer a limpeza da casa? Eles também não podem ser utilizados.

Calma, você não precisa ficar desesperado porque existe sim uma solução e há como limpar piso de madeira encardido. Continue lendo porque vamos explicar isso no próximo tópico!

Como limpar piso de madeira encardido e deixá-lo novo

Para a limpeza diária do seu piso de madeira é recomendado apenas uma vassoura macia e um pano úmido muito bem torcido para eliminar o pó. Porém, com o tempo você pode sentir necessidade de fazer uma limpeza mais pesada.

Quando o piso de madeira fica encardido, para que você possa deixá-lo mais uma vez com aspecto de novo e bem higienizado pode preparar soluções caseiras. Uma das opções é uma solução de água morna com detergente neutro.

Lembrando que para a aplicação dessa mistura o pano deve estar úmido e não encharcado. Depois de fazer a limpeza, é importante utilizar outro pano, agora seco, para retirar a umidade que ficou.

Caso o seu piso esteja com manchas ou odores o ideal é preparar uma solução com um balde de água e uma xícara de vinagre branco. Esse produto é um excelente auxiliar de limpeza e ajuda a neutralizar odores indesejados. Da mesma forma, o pano deve estar úmido e em seguida usar um seco para eliminar a água.

Mas se a situação estiver ainda mais crítica então você pode optar por um produto industrializado específico para higienização da madeira. Existem tanto aqueles de empresas fabricantes de produtos de limpeza em geral como também específicos de marcas de piso.

Se o fabricante do seu piso tiver também uma linha de produtos é interessante que você opte por ela. Afinal, ele terá desenvolvido as fórmulas de modo que não venham provocar agressões ou danos aos pisos que produz.

É importante saber que nem sempre há como limpar piso de madeira encardido, porque ele simplesmente não está com sujeira acumulada. Em alguns casos, o problema do piso pode ser que o verniz envelheceu, deixando-o com esse aspecto.

Veja também: Dicas de como reformar pisos de madeira.

Nessas situações a recomendação é para fazer a restauração do piso, lixando e aplicando o verniz novamente. Lembrando que somente pisos de madeira maciça é que podem receber esse tipo de intervenção.

Todos os tipos de piso de madeira podem ser higienizados da forma como foi explicado neste artigo. Com todos eles, sempre tome o cuidado de usar apenas produtos específicos ou soluções que não os agridam, e evite ao máximo o excesso de umidade para não danificar as fibras.

SIGA NAS REDES

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?