SHOWROOM(11) 93800-2444

Como manter a beleza e qualidade de seu piso

A madeira, embora seja um material orgânico, pode ter um tempo de vida útil muito extenso. Os pisos de madeira, se receberem os cuidados adequados, permanecem belos por muitos anos. Os cuidados diários são a chave para manter a qualidade do piso. Hoje vou te dar algumas dicas sobre o que você precisa fazer para garantir a durabilidade dos pisos de madeira.

 

Conservando os pisos de madeira

A madeira de cada espécie de árvore tem sua dureza e suas características. O que faz com que umas tenham um tempo de vida mais extenso. Porém, mesmo as madeiras com menor tempo de vida, podem durar por muitos e muitos anos se o piso receber os devidos cuidados. Confira algumas dicas de conservação que valem para todos os tipos de piso e todas as madeiras:

Vassouras de cerdas macias – o ideal para varrer pisos de madeira é utilizar vassouras macias. Elas não vão agredir o verniz, causarão menos atrito na superfície do piso e com isso, mantém seu visual por mais tempo.

Poeira e marcas – o piso de madeira pode ser limpo com um pano úmido, porém, não muito molhado. O pano úmido vai retirar a poeira e as marcas de pegadas que podem estar presentes no piso. Caso seja necessário um pano mais úmido, use um seco em seguida para retirar o excesso de umidade e não danificar a madeira.

Imersão – não é indicado manter a madeira imersa em água. Lavar os pisos de madeira é uma prática que deve ser evitada para que não danifique as tábuas e não aconteçam infiltrações que possam apodrecer o piso.

Limpeza pesada – se o piso precisar de uma limpeza pesada, faça uma mistura com água e sabão neutro, aplique sobre o piso com uma esponja ou esfregão e em seguida seque o local para extrair toda a umidade. Sempre deixe o piso secar muito bem antes de colocar de volta os tapetes.

Luz solar – algumas madeiras são indicadas para serem utilizas em ambientes exteriores, porém, quando deixamos uma parte do piso de interior exposta ao sol, essa parte pode ficar descolorida e diferente do restante do piso. Caso haja incidência solar sobre um pedaço do seu piso, procure proteger a janela com uma cortina ou coloque um tapete no local onde ele fica exposto aos raios de sol.

Protetores nos pés dos móveis – o arrastar de móveis é um grande vilão dos pisos pois causa marcas no mesmo. Para todos os móveis utilize protetores nos pés, em especial aqueles que podem se movimentar, como a cadeira, mesas, sofás, entre outros. Dessa maneira você impede que o atrito possa arranhar a superfície ou mesmo tirar lascas da madeira.

Como manter a beleza e qualidade de seu piso - ParquetSPCera – a aplicação de cera deve ser feita segundo a orientação do fabricante do piso. Se no piso foi aplicado verniz, não pode aplicar cera porque empasta, mas se o piso tiver sido tratado com cera, pode-se aplicar cera. Como há variações para cada espécie, cada tipo de piso de madeira e também do produto que se utiliza para proteção da superfície, é preciso estar atento a essas instruções. Porém, sempre que for utilizar cera use aquela específica para madeira e um removedor apropriado também.

Estiagem – período de estiagem pode fazer o piso ressecar e aparecerem pequenas fissuras. Isso acontece porque ele fica desidratado. Convém fazer a aplicação de verniz protetor quando os períodos de estiagem estiverem próximos. O uso de umidificador no ambiente, ou uma bacia com água, pode minimizar o problema, assim como usar um pano úmido para limpar o piso, devolvendo um pouco de umidade para ele.

Pisos de madeira maciça, quando ficam com visual envelhecido, podem ser restaurados. A restauração elimina as camadas de verniz antigo e também pequenas marcas que o piso possa ter. Em seguida aplica-se nova camada de verniz para que o piso volte a ter um belo visual.

Para todos os pisos de madeira vale lembrar que com os cuidados básicos no dia a dia a durabilidade do mesmo é extensa. Você pode ter um piso novo por muito tempo, basta cuidar adequadamente dele.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?

Pin It on Pinterest

Share This