Logo ParquetSP
Conforto térmico do piso de madeira
 | 

Atualmente é possível encontrar inúmeras opções de pisos para instalar em residências, em estabelecimentos comerciais, escritórios, salões, empresas e outros ambientes. As opções de piso variam entre aqueles que são mais apropriados para o exterior, aqueles que não podem sofrer as agressões do sol e da chuva e também os que não são indicados para lugares úmidos, como o banheiro, assim como os que possuem justamente essa finalidade. Ou seja, existem pisos diversos para diversos fins. Encontramos os tacos, cerâmica, assoalhos, pedras, laminados, pisos prontos, vinílicos e outros mais, porém, mesmo entre tantas opções, os pisos de madeira, que fizeram muito sucesso no passado, apesar de terem perdido um pouco de espaço ao longo do tempo por causa das novidades que o setor trouxe, agora voltou a ser uma forte tendência e um dos motivos que levou a isso foi o conforto térmico do piso de madeira. Diferentemente de alguns pisos, que são mais frios e podem ser desconfortáveis no inverno, o conforto térmico do piso de madeira permite que os ambientes sejam mais agradáveis, e por isso continuam sendo a preferência de muitas pessoas.

CONFORTO-TERMICO-DO-PISO-DE-MADEIRA-ParquetSP-2

De onde vem o conforto térmico do piso de madeira?

A madeira é uma matéria prima de origem orgânica e que é utilizada para diversos fins, tanto na construção civil, como para móveis, ferramentas e diversos outros objetos e utensílios.  O conforto térmico do piso de madeira é proporcionado pelo fato de que esse material possui baixa capacidade para condução do calor, ou seja, a madeira é capaz de manter um ambiente mais equilibrado. Por possuir origem orgânica, a madeira possui uma estrutura celular e membranas celulósicas, que fazem com que consequentemente o conforto térmico do piso de madeira seja uma das características desse tipo de piso.

Outro fator que ressalta ainda mais o conforto térmico do piso de madeira, é o fato de que esse tipo de piso é fabricado com madeira seca, e quanto menor a quantidade de umidade presente na madeira melhor seu desempenho como isolante térmico. Dessa forma, o conforto térmico do piso de madeira se dá tanto para impedir a passagem do calor como da friagem e por isso o piso de madeira torna o ambiente mais agradável.

Vantagens do conforto térmico do piso de madeira

Ainda que os pisos fabricados com outro tipo de matéria prima tenham suas características e soluções, o conforto térmico do piso de madeira é um diferencial bastante observado quando o cliente vai escolher seu piso. Isso acontece porque quando montamos um ambiente, seja residencial, comercial ou outro, o desejo é que esse local seja o mais agradável possível, e um dos grandes incômodos é a temperatura, que quando muito elevada ou muito baixa, pode causar transtornos à saúde, e por isso, o conforto térmico do piso de madeira oferece para essa opção de piso uma vantagem sobre os demais. E para quem opta por ele, o conforto térmico do piso de madeira ainda traz mais vantagens:

- Menor impacto para a saúde: especialmente quando instalados em residências, o piso de madeira pode diminui o impacto provocado na saúde das pessoas pelas variações de temperatura. O conforto térmico do piso de madeira garante maior estabilidade para a temperatura ambiente, e faz com que os ocupantes do recinto sintam essas mudanças em menor intensidade.

- Conforto para caminhar: muitas pessoas gostam de ficar descalças quando estão em suas casas, porque isso ajuda a relaxar os pés e ainda dá maior sensação de liberdade, e para que gosta de sentir os pés no chão o conforto térmico do piso de madeira é uma grande vantagem, que pode permitir que mesmo nos dias mais frios alguém possa andar descalço sem correr o riso de ficar doente.

- Segurança para as crianças: para quem tem filhos, a preocupação com a friagem do chão é constante, porque as crianças brincam no chão e é muito difícil impedir esse hábito, em especial as menores, que ainda engatinham ou estão começando a andar, e geralmente fazem isso apenas de meias ou com os pés descalços. Para quem se preocupa em manter os pequenos o mais confortáveis e seguros possível, o conforto térmico do piso de madeira é uma grande vantagem que vai permitir que os pais fiquem tranquilos em deixar os pequeninos à vontade.

Outro ponto positivo é que o conforto térmico do piso de madeira não é uma tecnologia que com o tempo ficará ultrapassada, ele é uma condição específica da matéria prima, ou seja, a madeira sempre irá proporcionar um ambiente agradável e confortável.

Visite a ParquetSP e conheça as inúmeras opções de pisos de madeira e escolha aquele que mais combina com o seu ambiente e melhor atende suas necessidades.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross