Logo ParquetSP
Conheça as técnicas de marmorização e pátina em pisos
 | 

Mudar o visual do piso ajuda a compor uma nova decoração, restaurar o piso ou então renovar a aparência de pisos já com aspecto envelhecido. Existem várias técnicas que podem ser empregadas e tratamentos que podem ser feitos nos pisos, especialmente de madeira, para mudar a sua aparência. Hoje vamos falar de duas técnicas interessantes que ajudam a dar uma nova textura para os pisos de madeira, a marmorização e a pátina.

O que é a marmorização?

A marmorização do piso consiste em fazer com que este tenha a aparência do mármore, porém, utilizando-se apenas de tintas para isso. Nessa técnica não se preserva a textura de madeira no piso, como acontece na ebanização e no clareamento, mas toda a sua aparência é modificada e ganha uma nova textura.

Para conseguir o acabamento marmorizado, o profissional responsável pelo projeto vai fazer a aplicação de tintas em tonalidades e cores diferentes. Da mistura dessas cores resultará o efeito de pedra do mármore, e por isso, para conseguir que essa textura seja fiel ao aspecto do mármore, é preciso contratar mão de obra especializada para alcançar um bom resultado.

Além, de fazer a aplicação e uniformização das tintas sobre o piso, ainda é possível aliar outras técnicas a essa, que fará a aplicação de desenhos nos pisos. Com a utilização de equipamentos apropriados, recorta-se um material e são aplicadas novas cores de tinta que vão criar esses desenhos. O visual do piso resulta numa textura moderna e sofisticada.

A marmorização do piso é feita com tinta epóxi, e pro isso, é ainda mais recomendado que um profissional faça o trabalho. Porém, depois de acabada a restauração do piso, o mesmo terá uma superfície muito lustrosa e resistente, as tintas não aderem ao sapato e também o piso não fica marcado, um ponto positivo para quem deseja a perfeição.

O que é a pátina?

A técnica da restauração de pisos em pátina não deve ser confundida com o clareamento. Na pátina, é feita a pintura do piso em branco e depois aplica-se o acabamento em resina. O resultado final dessa texturização do piso é uma superfície bela e com aspecto sofisticado.

Antes de restaurar ou tratar o piso com pátina é preciso fazer sua raspagem. O processo de clareamento das fibras da madeira faz parte da pátina, e ao clarear o piso será preciso aguardar cerca de 5 a 10 dias, variáveis segundo o tipo de madeira que está sendo trabalhada.

Depois desse período essencial para o sucesso do clareamento, é feita a aplicação da pátina com óxido de titânio, e por fim, a superfície do piso é protegida com a aplicação de synteko ou outra resina protetora que vai garantir a durabilidade do piso e do tratamento por muitos anos.

Assim como para as demais restaurações e manutenções, a aplicação da resina ao final vai ajudar a proteger a superfície do piso contra líquidos e umidade, vai formar uma capa protetora para o piso e também ajuda a deixar a limpeza mais prática, que deve ser feita com vassoura de pelo e um pano úmido sem o uso de produtos de limpeza.

Qual das duas escolher?

Não existe uma regra sobre qual tipo de textura escolher para seu piso, a não ser aquelas que envolvam, a sua decoração, o estilo da sua casa, a sua personalidade e aquilo que você pretende para seus ambientes.

Ambos tratamentos são muito bonitos e permitem renovar até mesmo os pisos com aspecto envelhecido e já danificados em sua superfície. Realizando a etapa de raspagem do piso, pode-se renovar a aparência mesmo de tábuas antigas.

Porém, prefira sempre a contratação de uma equipe especializada ou de um profissional capacitado para fazer esse trabalho, que requer habilidades e conhecimentos, especialmente na técnica da marmorização, que envolve mais de uma cor de tinta.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross