SHOWROOM (11) 5053-8333

Conheça a madeira Tauari

Hoje vamos falar sobre mais um dos tipos de madeira utilizados para fabricação de produtos diversos, e também para aplicabilidades distintas. Dessa vez você vai conhecer a madeira Tauari, que possui uma coloração muito bonita. E por isso é muito utilizada, inclusive, para o setor decorativo, como em móveis e acabamentos, por exemplo. Aprenda mais sobre o Tauari nesse artigo.

Detalhes e características da madeira de Tauari

O Tauari, cujo nome científico é Couratari spp., da família Lecythidaceae, popularmente também é chamado de tauari-amarelo, tauari-morrão, imbirema e estopeiro. Pertence ao gênero Couratari, que engloba outras espécies cujas características se assemelham a ele.

No Brasil essa madeira pode ser encontrada nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Porém, sua ocorrência também se dá em outros países.

O Tauari cresce nas terras da Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e internacionalmente recebe os nomes de Couratari e ingipipa no Suriname, tauari, wadara e mahot cigar na Guiana e inguipipa na Guiana Francesa.

O Tauari é um dos tipos de madeira mais claros, tendo a coloração variável entre branco-amarelado e bege-amarelado-claro. Por isso, para quem busca um piso de madeira em tons neutros e suaves, essa é uma boa opção.

Inclusive também para ambientes pequenos, pois sua cloração pode ajudar a ampliar as dimensões desses. Mas para os ambientes maiores ela também pode ser aproveitada com sucesso no projeto.

O odor dessa madeira é praticamente imperceptível, mas possui um brilho bonito, que mantém um visual também muito belo para os produtos fabricados a partir dela ou os ambientes que recebem seu piso e acabamentos ou detalhes.

A madeira de Tauari é macia ao corte e possui densidade média, e isso permite que seja bem trabalhada, sendo, portanto, aproveitada até mesmo para peças curvas, já que aceita esse trabalho.

Outra vantagem dessa madeira, é que ela pode ser tratada com sucesso. Suas características físicas fazem com que ela seja permeável para várias substâncias, o que aumenta sua vida útil e a preserva.

Quanto a sua durabilidade, o Tauari é um dos tipos de madeira indicados para ambientes interiores. Isso porque ela pode apresentar tendência a manchar quando em contato com a umidade.

Porém, se a madeira tiver uma boa secagem e um preparo adequado com substâncias preservantes, ela terá uma excelente durabilidade.

Aplicações da madeira de Tauari

As aplicações desse tipo de madeira são muito extensas e ela é aproveitada para vários setores.

Na construção civil, o Tauari é matéria-prima para aplicações leves, como portas, janelas e venezianas. Mas também pode ser aproveitada na estrutura como ripas e partes secundárias. Ainda fabrica-se com o Tauari rodapés, guarnições, cordões e lambris.

Sua aplicação em móveis é para aqueles de modelo estândar, na estrutura das peças e para fabricação da parte interna.

Em utensílios funcionais é utilizada para vassouras, lápis, carreteis e bobinas. Ainda é matéria-prima de brinquedos, artigos esportivos, instrumentos musicais, peças decorativas e embalagens.

Como dito antes, essa madeira aceita bem o corte e tem boa trabalhabilidade, por isso, peças curvas ou encurvadas para decoração são fabricadas a partir dela.

Por isso, o Tauari é uma das boas opções entre os tipos de madeira que o mercado dispõe. Para quem precisa de peças com cores claras e que por si mesmas tenham um belo efeito visual, o Tauari favorece esse resultado, já que sua madeira tem

foto-vertical-texto-madeira-tauari-tipos-de-madeira-ParquetSP

um incrível brilho próprio.

Por tratar-se de mais uma espécie nativa, procure optar sempre, por empresas e lojas que tenham certificado para comercialização e manuseio dessa madeira. Assim você terá investido num produto de qualidade e que não agrediu o meio ambiente.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

19 Comentários

  1. Luciana

    Boa tarde! Essa madeira pode ser usada em telhados,vigas,caibros e ripas se sim qual os cuidados necessários e durabilidade.

    Responder
  2. Agata

    Boa Tarde. Essa madeira pode ser utilizada para a fabricação de cadeiras?

    Responder
    • ParquetSP

      Boa tarde. Sim.

      Responder
  3. Vithor

    Bom dia
    Qual durabilidade em ambiente externo?

    Responder
    • ParquetSP

      Bom dia Vithor. Isso depende do fabricante da madeira que você comprar. Confira com ele qual foi o tratamento que a madeira recebeu. Em caso de dúvidas sobre nossos produtos, entre em contato com nossos vendedores pelo telefone (11) 5053-8333 ou visite nosso showroom em Av. Indianópolis, 404 – Moema.

      Responder
    • Nilson da Silva Araujo

      Para ambientes externos prefira o Cumaru

      Responder
  4. Ilna

    Essa madeura pode pegar um sol leve do amanhecer, é uma mesa q fica em uma varanda de apartamento fechada

    Responder
    • ParquetSP

      Boa tarde, Ilna. Todo tipo de madeira quando exposta ao sol ao longo do tempo pode sim ter alguns danos, como manchas. O ideal é que durante o período do amanhecer você coloque uma toalha ou pano decorativo sobre o local, a fim de evitar problemas.

      Responder
  5. Dayana

    Bom dia posso utilizar esta madeira como bancada da pia da cozinha? Onde vai haver mta água.

    Responder
  6. Luis

    Essa madeira é boa para fazer uma porta externa de casa ?!

    Responder
    • Parquet SP

      Olá, nós trabalhamos apenas com pisos de madeira.

      Responder
  7. REGIANE APARECIDA FERREIRA

    as vigas tauari , serve para Deck suspenso, na medida de 5×15 ? o Deck ficara interno sem chuva.

    Responder
    • Parquet SP

      Olá, Regiane. As madeiras ideais para Deck é a Cumaru e Ipê, porém, depende de cada ambiente. Providenciaremos um post sobre os melhores tipos de madeira para Deck. Agradecemos pela dica.
      Se possível, entre em contato conosco através do telefone: (11) 5053-8333, um especialista poderá te atender e indicar o melhor material. Obrigado!

      Responder
  8. João Victor Pereira

    Boa noite, comprei um guarda roupa e me disseram na loja era feito dessa madeira. Ainda me informaram que seria passada cera e mais outro produto. Minha duvida é se ela realmente é boa para um guarda roupa?

    Responder
  9. João Viturino Aguiar Júnior

    As vigas dessa madeira serve para fazer telhados tipo vigas de 5/20 de 6 metros ou não é recomendado.??

    Responder
    • Parquet SP

      Olá, João. Nós temos um post sobre telhado de madeira que lhe ajudará na escolha desse material: http://parquetsp.com.br/brise-de-madeira/telhado-de-madeira/ e em relação a madeira Tauari, depende de diversos fatores, se possível, entre em contato conosco ponde um de nossos especialistas poderá te atender e esclarecer suas dúvidas: (11) 5053-8333 Obrigado!

      Responder
  10. Camila

    Boa tarde, gostaria de saber o houve com a madeira de tauari que coloquei como viga na edícula que construí, pois foi passo do verniz incolor extra brilho da Suvinil e manchou toda a madeira ficou muito ruim??
    Gostaria de ajuda o que posso estar fazendo para consertar se consigo tirar essas manchas?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?