SHOWROOM (11) 5053-8333
Atualizado em 29/09/2020 por Parquet SP

Conheça um pouco sobre a madeira marfim

Na hora de compor uma decoração marcante, é preciso dar atenção para cada detalhe, e o tom da madeira escolhida para o piso ou para os móveis, influencia no estilo da decoração. E não somente isso, a cor da madeira também influi na sensação de dimensão do espaço. As madeiras claras, como o pau marfim, são indicadas para ambientes pequenos, porque ajudam a aumentá-los visualmente.

Além disso, a madeira clara favorece a luminosidade do ambiente, contrastando com a tinta da parede. É por isso que o pau-marfim é uma boa opção para quem deseja ampliar seus espaços, aproveitar a luminosidade natural e também para quem busca por uma madeira elegante e sofisticada. Conhece um pouco mais sobre o marfim e suas aplicabilidades.

A madeira marfim e suas características

O marfim, também conhecido como guatambu, pau-cetim e pau-liso, é originário de florestas tropicais e ocorre no Brasil em estados da região Sul e Sudeste, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua espécie é Balfourodendron riedelianum Engl.

Ainda não mostra perigo expressivo de extinção, porém, ao adquirir a madeira marfim é preciso certificar-se da sua origem, porque ela é intensamente extraída de maneira ilegal, e isso pode comprometer a espécie, sendo uma das ameaçadas.

Frequentemente o marfim é confundido com outras espécies que também fornecem madeira em tons mais claros, como no o tauari e o castelo. Para adquirir o marfim verdadeiro é preciso observar as características da madeira em seu cerne e textura.

A árvore de pau-marfim não possui grande porte, estando classificada como pequena ou média, pois atinge apenas 2 metros e meio de altura. Seu tronco atinge 30 polegadas de diâmetro, apresentando uma madeira com textura fina. Ela é lisa ao tato, o seu cheiro é praticamente imperceptível e a aparência pouco lustrosa. A cor da madeira pode ser mais clara escurecendo-se gradativamente. Começa no branco-palha-amarelado e cega ao amarelo-pálido.

A madeira do marfim classifica-se como uma madeira pesada, ela contém um baixo teor de resinas e não apresenta proteção natural para o apodrecimento, por isso, a madeira precisa ser tratada para ficar impermeabilizada e aumentar o seu tempo de vida. Ela também pode sofrer ataque de cupins e pragas, assim, é essencial fazer o tratamento contra os insetos e fungos também.

Apesar dessas exigências para aumentar sua durabilidade, a madeira marfim é resistente e pode ser utilizada em diversas empregabilidades, sendo até mesmo na construção civil. Ela se mostra fácil de ser trabalhada e aceita muito bem os trabalhos em torno, também para desdobro, pode ser aplainada e colada com sucesso.

Por isso, o marfim pode ser utilizado para fabricação de caibros, rodapés, vigas, pisos de madeira, como tacos e assoalhos, ripas, móveis, painéis, forros, molduras, decorações e outros mais. Lâminas de marfim são utilizadas para revestir móveis, sendo que é preciso escolher aquelas não rugosas, felpudas, onduladas ou com qualquer outro tipo de imperfeição, para compor uma superfície lisa e perfeita.

Piso de madeira marfim

O piso de madeira marfim é elegante e muito bonito. Como dito no começo do artigo, por sua coloração ser mais clara o marfim é ideal para ser instalado em locais pequenos, como por exemplo em apartamentos, onde os ambientes costumam ser menores.

Os cuidados com essa madeira no piso são os mesmos comuns a todos os outros tipos de madeira. É preciso tomar cuidado com a umidade, evitar a submersão, protegê-lo da luz solar direta, proteger a camada superior com vernizes e não utilizar produtos abrasivos para fazer sua limpeza diária.

Para garantir maior tempo de vida útil de madeira marfim no piso, prefira os serviços de uma empresa devidamente credenciada para comercialização de madeira, pois assim estará adquirindo uma madeira que recebeu todos

os tratamentos necessários, que foi seca adequadamente e que respeita as florestas brasileiras.

SIGA NAS REDES
Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale direto no WhatsApp