Logo ParquetSP
Cuidado ao instalar ar condicionado com piso de madeira
 | 

O piso de madeira é muito desejado por ser elegante e combinar com qualquer tipo de decoração. Um piso charmoso, pode conferir sofisticação para um ambiente e por isso, mesmo os espaços mais luxuosos podem ser decorados com madeira e conseguir um visual belíssimo com esse piso natural. Mas um cuidado que se deve tomar com o piso de madeira é a sua combinação com o ar condicionado. Veja por quê.

O ar condicionado pode ser um vilão

Os dias quentes do nosso país tropical podem trazer desconfortos para as pessoas mais sensíveis com o calor, trazer dificuldades para dormir e deixar os ambientes abafados e desagradáveis. Para minimizar esse problema, o ar condicionado é uma das opções preferidas, porque permite regular a temperatura de acordo como for mais agradável para quem estará no ambiente.

Outra vantagem do ar condicionado é que ele ajuda, também, a preservar equipamentos eletrônicos, que quando ficam muito tempo ligados podem superaquecer e danificar seus sistemas. Mas ao mesmo tempo em que traz tantas vantagens, o ar condicionado pode ser um grande vilão porque afeta o equilíbrio da umidade relativa do ar.

Com certeza você deve ter reparado que todo ar condicionado solta água. Essa água que ele expele é a água que extrai do ar, quando o mesmo é refrigerado. Dessa maneira o ambiente refrigerado pelo ar condicionado costuma ficar mais seco. A umidade relativa cai bastante e por isso muita gente não pode ficar nesses ambientes, ou então sentem-se mal nos mesmos. As alergias se manifestam, os olhos podem ressecar, assim como a proliferação de microrganismos pode ser maior.

Mas não são apenas as pessoas que podem se prejudicar com o uso do ar condicionado. O piso de madeira também sente ação do ar condicionado, porque ao retirar a umidade do ar, a madeira pode ficar ressecada.

O que o ar condicionado causa na madeira?

Embora o piso de madeira seja fabricado com madeira já seca, que passou por tratamentos e um preparo especial, ainda assim ele conserva um pouco de umidade. Na verdade a umidade está presente por toda parte, afinal ela está no ar.

Quando chegamos nos períodos de estiagem, quando as precipitações reduzem drasticamente em algumas regiões, a umidade do ar cai e com isso tudo tende a ficar mais ressecado. O piso de madeira também fica ressecado porque perde um pouco da sua umidade e isso danifica a madeira.

Nos ambientes com ar condicionado esse ressecamento do ar acontece frequentemente porque o ar condicionado, como dito, retira a umidade do ar quando o refrigera. Por isso, mesmo nos períodos em que a umidade relativa do ar está mais alta, os ambientes com ar condicionado ficam ressecados e com isso o piso de madeira sente esse ressecamento o ano todo. O resultado do piso de madeira em combinação com o ar condicionado é um piso ressecado, com fissuras e pequenas rachaduras.

Como evitar o ressecamento do piso de madeira?

Embora o piso de madeira seja danificado pelo ar condicionado, quem vai deixar de usar esse recurso nos dias mais quentes para preservar o piso? É um problema complicado, afinal, o ar condicionado faz falta, mas não podemos danificar o piso também, então, é preciso uma solução que favoreça essa situação.

Você não precisa deixar de usar o ar condicionado e muito menos precisa trocar seu piso de madeira. O que você pode fazer é manter a umidade do piso quando estiver usando o ar condicionado.

As opções para isso são os umidificadores ou então passar panos úmidos no piso para reidratar suas fibras. O importante é garantir para a madeira recursos de onde ela possa extrair umidade para manter a estrutura das fibras. Cuidado para não exagerar de nenhum dos lados. Pouca umidade resseca a madeira, mas muita pode danificá-la também. Busque pelo equilíbrio ideal para manter seu piso bonito e o conforto em seus ambientes.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross