Decoração com madeira: 5 dicas para a composição do seu ambiente

A madeira é um material que apresenta grande versatilidade e pode ser utilizado nos mais diversos ambientes. Então, que tal apostar em uma decoração com madeira?

No post de hoje, você vai descobrir como deixar os cômodos da sua casa mais aconchegantes e elegantes com esse estilo decorativo. Acompanhe nossas dicas!

Por que apostar na decoração com madeira?

A imagem mostra uma sala de jantar com uma mesa e seis cadeiras e o piso de madeira.

Há muito tempo a madeira vem sendo utilizada na decoração e um dos principais motivos para essa escolha é a sofisticação que ela oferece para os ambientes, bem como o aconchego que pode proporcionar.

Isto porque ela funciona como um isolante térmico, que ajuda a manter o espaço com uma temperatura confortável, além de reforçar um contato maior com a natureza.

Outros fatores que contribuem com o uso da madeira na decoração são:

  • A resistência e durabilidade que ela apresenta;
  • Facilidade na combinação com outras cores e texturas;
  • Sustentabilidade.

Além disso, o uso da madeira se tornou uma carta na manga para os profissionais de design de interiores, pois combinam com os mais diversos tipos de decoração por conta de sua neutralidade.

Utilizando a madeira na decoração

Confira 5 dicas a seguir para te ajudar a compor uma decoração com madeira.

1 – Móveis e acessórios

Faz um bom tempo que os móveis de madeira são utilizados para decorar. Atualmente, eles têm sido ainda mais valorizados devido ao sucesso do estilo rústico.

O melhor de tudo é que os móveis de madeira crua combinam com qualquer ambiente, cor e acessório.

Outra opção bastante interessante são os móveis tingidos de branco ou preto, pois são cores neutras e fáceis de harmonizar com os outros itens.

E para quem prefere ambientes mais alegres, também existem móveis e acessórios de madeira com cores mais quentes, que podem oferecer essa sensação para os cômodos.

2 – A escolha correta do tipo de madeira

Sabemos que existem diferentes espécies de árvores, ou seja, são muitas as opções de madeira que podem ser utilizadas para a decoração do seu ambiente. Você pode, então, optar por madeiras naturais ou industriais.

A madeira natural representa o material em sua verdadeira forma, mais resistente e com alta durabilidade. Os revestimentos feitos com essa opção costumam ser sofisticados e oferecem uma beleza exuberante para qualquer lugar.

As mais utilizadas são a Madeira de demolição, Cedro, Ipê, Carvalho, Mogno, Pinus, Pinho, Imbuia e Cerejeira.

Já a madeira industrial também pode ser ecológica, isto é, reaproveitada. São muito utilizadas para criar estruturas de móveis e para receber pintura ou lâmina por cima. As mais conhecidas são a MDF, MDP e Compensado.

3 – Madeira nos revestimentos

O uso da madeira nos revestimentos é algo bastante comum. Podemos dizer que muitas casas apresentam cômodos com pisos de madeira. Desta forma, você pode apostar pela versão natural da madeira ou suas variações.

Se estiver desejando um ambiente com uma estética mais polida e sofisticada, as versões de madeira maciça são uma boa opção. Mas se quiser um visual mais rústico, a madeira de demolição é indicada.

Vale lembrar que a madeira pode ser usada também em painéis e nas paredes, permitindo que o espaço se torne mais acolhedor.

4 – Combinações com madeira

Conforme dissemos, a madeira apresenta versatilidade, portanto ela combina com diferentes estilos, materiais e cores. Assim sendo, caso você opte por uma decoração industrial, por exemplo, poderá mesclar com outros materiais como ferro e cimento.

Só tenha cuidado na hora de combinar diferentes tipos de madeira. Se esse for o caso, prefira uma estética e tonalidade que sigam a mesma linha, para que o resultado seja harmônico.

5 – Invista em um belo painel

Se você quiser ter apenas uma peça feita com madeira, a dica é investir em um painel. Ele fica muito bonito na sala, mais precisamente atrás da televisão, ou em uma sala de jantar. Mais uma vez, a madeira de demolição pode ser uma ótima opção para esse artigo.

A imagem mostra uma sala de jantar com uma mesa e seis cadeiras e o piso de madeira.

Gostou das dicas? Que tal investir na decoração com madeira para o seu ambiente?
Deixe um comentário no post e compartilhe essas dicas com seus amigos!
Até a próxima!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − cinco =

FALE CONOSCO

10 + 12 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

Decoração com madeira: 5 dicas para a composição do seu ambiente

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

FALE CONOSCO

11 + 13 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp