Logo ParquetSP
Diferença entre Piso Pronto e Assoalho
 | 

A escolha do piso ideal para cada construção pode ser uma tarefa difícil. Existem muitas opções no mercado, como o piso pronto, o piso vinílico, o assoalho, o piso laminado, entre outros, e cada uma atendendo a uma necessidade específica de cada pessoa, oferecendo cores e formatos variados, com possibilidades de acabamentos diferentes e ainda proporcionando um visual para o ambiente que varia muito de um piso para outro. Até mesmo quem decide instalar um piso de madeira pode ficar em dúvida na hora da escolha, porque apesar de partir da mesma matéria prima, os pisos de madeira têm suas diferenças. Algumas pessoas descobrem a diferença entre o piso pronto e o assoalho apenas na hora da compra, mas é sempre bom saber de antemão as opções que existem e qual delas será a ideal.

Característica do piso pronto

Assim como os assoalhos o piso pronto é fabricado em madeira, que pode ser amendoim, ipê, tauari, jatobá, grapia, cumaru, carvalho americano, peroba dourada, entre outros, ou suas essências. Outra característica em comum é a de que o piso pronto também é constituído por tábuas, porém, o que difere nas tábuas do piso pronto para o assoalho é que as tábuas do piso pronto são mais curtas. Seu comprimento é aleatório para que seja aproveitada a matéria prima que é constituída por madeira nobre. Seus encaixes também são diferenciados, estando presente nos quatro lados de cada peça em estilo macho fêmea.

A instalação do piso pronto também é mias rápida do que a instalação do assoalho, sendo que o piso pronto já sai de fábrica pré-acabado e não precisa de acabamentos nem de raspagem após sua instalação, porque já vem com 8 camadas de verniz. O piso pronto é fixado no local com o uso de cola exclusivamente PU, ao contrário do assoalho, que pode ser instalado com pregos, parafusos ou cola.

A estrutura do piso pronto

Assim como o assoalho, o piso pronto também possui variações de etilo, que podem ser o Multilaminado, o Multiestruturado e o Multistrato, que tem suas diferenças na estrutura, uma das características do piso pronto que não é encontrada no assoalho.

O piso pronto multilaminado é composto por lâminas de madeira e recebe um revestimento com madeira nobre. A parte interna é composta por madeira tropical ou de reflorestamento.

O piso pronto multiestruturado tem a mesma estrutura que o multilaminado, porém, a camada de madeira nobre que reveste as lâminas internas é mais espessa do que no primeiro tipo de piso pronto.

O piso pronto multistrato intercala as camadas de madeira em sentidos contrários, ou seja, a camada de madeira nobre estará no sentido inverso das lâminas inferiores, o que faz com que essa opção seja mais estável e com durabilidade e resistência maiores.

Semelhanças entre o piso pronto e o assoalho

Apesar de possui inúmeras diferenças, o piso pronto e o assoalho também possuem algumas similaridades que devem ser ressaltadas. A semelhança principal entre eles é o fato de os dois serem fabricados com madeira. A segunda semelhança que também já foi citada é o fato de que tanto o piso pronto como o assoalho serem fabricados em tábuas, com diferença apenas em seu tamanho. Assim como o assoalho a madeira utilizada na fabricação do piso pronto também recebe tratamento após secarem em estufas a vapor, e a camada de verniz é essencial para manter o aspecto agradável e o requinte.

A durabilidade dos dois é excelente, porém ambos precisam ser instalados em ambientes livre de umidade e o piso pronto, por sua instalação ser feita através de colagem, ainda precisa, de uma avaliação do local, para certificar-se de que o mesmo não possui irregularidades que possam comprometer a qualidade do piso. Outra semelhança é o aconchego que podem oferecer por manter a temperatura do ambiente mais agradável.

Se ainda persistir alguma dúvida sobre as diferenças e as similaridades entre os dois tipos de piso de madeira, consulte os profissionais da ParquetSP para que possam esclarecer mais sobre o assunto e ainda ajudar na escolha do piso ideal.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross