Logo ParquetSP
Instalação e cuidados com o Piso Parquet
 | 

O piso parquet é formado por várias tábuas de taco, unidas em apenas um bloco, que formam uma tábua maior, facilitando sua instalação e garantindo uma beleza incrível para o ambiente.

Quer saber mais detalhes sobre esse tipo de piso, sua instalação e cuidados? Então, continue nos acompanhando!

Características do piso parquet

Entre as várias opções de pisos de madeira existentes no mercado, é possível encontrarmos o piso parquet. Fabricado com madeira nobre e maciça, esse piso pode ser confundido, muitas vezes, com o taco.

Essa confusão só ocorre porque, na realidade, o piso parquet é constituído de placas de madeira, exatamente o material com que se fabrica o taco.

A diferença entre eles é que o taco é composto por placas individuais de madeira, e o parquet é estruturado de outra forma.

Assim sendo, o piso parquet possui diversas tábuas de taco unidas em um só bloco. As tábuas formam, então, uma outra maior, que facilita na hora da instalação, levando menos tempo para entregar o projeto.

Além dessas diferenças, podemos destacar também a posição em que são instalados. O taco possui diversas opções de posição, que formam variados desenhos no piso. No caso do piso parquet, ele só pode ser instalado em formato de dama.

Esse formato é conseguido por conta da instalação de cada placa, que podem ser colocados em sentidos opostos. Desta forma, uma placa instalada na vertical, e as demais na horizontal.

Muitas pessoas optam por esse tipo piso, porém, preferem o parquet fabricado com dois tipos diferentes de madeira, ou duas tonalidades. Automaticamente, isso causará um efeito ainda mais evidente de dama, dando um visual elegante ao ambiente.

A imagem mostra a aplicação de um piso parquet.

Como funciona a instalação?

A instalação desse tipo de piso é rápida e prática. Isto porque ele é comercializado em placas maiores do que o taco. Mas, a fixação dessas placas só ocorre da mesma forma, como os tradicionais, com a aplicação de cola.

Por isso, muitas vezes, é necessário que o contra piso seja verificado com bastante atenção, para identificar a presença de umidade antes.

E essa observação ajudará para que a cola seja fixada com perfeição, e assim o piso não tenha sua vida útil comprometida.

Se possível, antes de instalar, e principalmente para andares térreos, é recomendada a impermeabilização do contra piso, para eliminar as chances de contato entre a madeira e a umidade.

Quais os cuidados após a instalação?

Por não ser um piso com acabamento de fábrica, após a instalação, o ideal é complementar sua proteção. Isso pode ser feito através de raspagem e aplicação de verniz.

Além de reduzir os danos causados na superfície, o verniz também ajudará a deixar a madeira com um visual mais bonito.

Existem várias opções de vernizes no mercado, que podem ser utilizados. A linha de vernizes Bona, por exemplo, oferece soluções que se adaptam de acordo com a necessidade de cada cliente.

E assim, você faz com que o seu piso parquet tenha uma identidade, estilo e deixe o ambiente ainda mais sofisticado.

A imagem mostra a aplicação de um piso parquet.
Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross