Logo ParquetSP
Instalando pisos de madeira
 | 

Vai instalar piso de madeira em seus ambientes? Então, fique de olho nessas dicas que trago pra você para que possa instalar seu piso da maneira certa e ter um resultado final impecável.

Meça a área a ser coberta – evite o desperdício do material e gastos maiores do que o necessário medindo com precisão a área a ser coberta pelo piso. Você pode adquirir uma quantidade um pouco maior, caso queira resguardar-se de algum erro ou acidente com o piso durante a instalação, assim terá a peça para reposição. Porém, não compre grandes quantidades desnecessárias, para poupar seu orçamento.

Nivele o contra piso – é essencial que o contra piso esteja regular para que se faça a instalação do piso de madeira. As irregularidades do contra piso podem fazer com que as tábuas fiquem instáveis e ainda pode deformar o piso. Corrija toda e qualquer imperfeição que o contra piso tiver, porque quanto mais nivelado ele for, melhor será o assentamento do piso de madeira e sua durabilidade também será mais extensa por estar em uma superfície uniforme.

Elimine a umidade – a umidade é um grande vilão do piso de madeira e é essencial eliminar qualquer ponto de umidade que se apresente no contra piso. Impermeabilize o mesmo para que nenhuma umidade esteja em contato com a madeira do seu piso, pois por se tratar de um produto de origem orgânica, ele pode apodrecer com a umidade e ter seu tempo de vida útil drasticamente reduzido em razão disso.

Espere o contra piso secar – tão importante quanto eliminar a umidade do contra piso é esperar que o cimento seque por completo. O piso de madeira só deve ser instalado no contra piso totalmente seco, para que a evaporação da água utilizada na massa tenha se dado por completo e não venha atingir as tábuas da madeira, comprometendo sua vida útil.

Instale o piso depois de aplicar o gesso – uma dúvida muito comum é se é preciso terminar a parede e depois começar o piso ou não. É interessante, sim, fazer primeiro a parede, aplicando o gesso e depois instalar o piso. Note que para dar o acabamento na parede certamente resquícios de material poderão cair no piso, então, evite manchas e danos na superfície do mesmo e prefira aplicar o gesso antes de instalar as tábuas. Porém, caso você esteja fazendo uma reforma ou o piso já foi instalado e você agora decidiu pelo gesso na parede, então tente cobrir ao máximo a superfície do piso e faça a limpeza do mesmo assim que o serviço terminar. A grande vantagem é que o piso de madeira é fácil de limpar e por isso, não te dará muito trabalho.

Use a cola adequada – cada tipo de piso é instalado de uma maneira, sendo que alguns, como o assoalho, contém encaixes que facilitam a fixação; outros, como o taco, exigem cola e ainda outros podem ser pregados, como no caso do assoalho novamente. Para os pisos colados é fundamental usar a cola certa para sua fixação, que é a cola PU, mais indicada para fixar madeira em alvenaria.

Respeite a orientação do fabricante – os pisos de madeira podem ter algumas exigências que devem ser cumpridas antes da sua instalação, como por exemplo, a climatização, que é quando o piso precisa permanecer no local da instalação por certo tempo, para que a madeira possa habituar-se com a umidade do local. Respeite as orientações do fabricante de cada piso para que a instalação seja feita com sucesso.

Contrate mão de obra especializada – pode parecer fácil lidar com a madeira, mas os trabalhos de acabamento e de assentamento requerem mãos habilidosas, em especial quando há cantos que necessitam de arremates. Por isso, prefira contratar mão de obra especializada para garantir um piso com superfície perfeita. Uma dica é escolher uma loja que ofereça o pacote completo de produto e também a equipe para realizar o projeto.

Siga essas dicas e você terá um piso de madeira perfeito, sem nenhuma irregularidade e belíssimo.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross