SHOWROOM (11) 5053-8333

Madeira maciça é realmente sustentável?

Se a madeira utilizada para aplicações em setores diversos é extraída das florestas, podemos dizer que madeira é sustentável? Afinal, parece uma grande contradição dizer que não podemos desmatar, mas utilizarmos a madeira de diferentes maneiras e ainda afirmando que ela é um material ecologicamente correto.

Será que isso é verdade? Será que a madeira de fato contribui para melhorar a qualidade de vida no planeta Terra, ou será que aos poucos estamos acabando com a natureza? Essa é uma dúvida comum e que vamos responder neste artigo.

Continue lendo para entender se a meeira é sustentável ou não e por que ela recebe essa classificação. Descubra se com ela estamos salvando ou matando o nosso planeta.

A produção de madeira

Desde que os portugueses começaram a chegar ao Brasil as florestas são desmatadas para obter madeira com o intuito de aplicar em diversas situações. Esse material é adotado há séculos, no entanto, com a necessidade de preservar o meio ambiente a dúvida que as pessoas têm é se ela é de fato sustentável ou não.

O que podemos dizer é que realmente as florestas brasileiras foram muito devastadas no começo, uma extração predatória que perdurou durante séculos a fio. Essa ação do homem levou à destruição de grande parte da riqueza natural do nosso país, o que fez muita gente ver na madeira um material negativo, porque era necessário cortar árvores para tê-la.

No entanto, essa é uma prática que ficou no passado. Hoje, a produção de madeira é uma atividade acompanhada de perto pelos órgãos fiscalizadores. Precisa seguir normas para que seja considerada como prática legalizada.

Sendo assim, selos e certificações foram criados para assegurar ao consumidor que a madeira que ele está adquirindo não degradou a natureza para ser extraída. Afinal, é possível utilizar a madeira de forma sustentável por meio de técnicas de produção que garantem a perpetuidade das espécies.

O reflorestamento é um exemplo do que estamos dizendo. Ao mesmo tempo em que árvores são extraídas outras são plantadas para garantir o ciclo da espécie. Além disso, existem florestas que são criadas exclusivamente para extração de madeira, sem a necessidade de mexer no meio natural.

Por isso, na hora de comprar madeira você só precisa estar atento à empresa escolhida para ter certeza de que ela é certificada e de que o material não agrediu o ambiente para chegar até o consumidor.

A madeira é sustentável?

Outros fatores também atestam a sustentabilidade da madeira em comparação com os demais materiais utilizados na construção, principalmente. Afinal, a produção da madeira requer um processo simples que não envolve tantas máquinas que consomem energia e combustível.

Você sabia que para produzir uma tonelada de tijolos utilizamos 4 vezes mais energia do que para produzir uma tonelada de madeira? E no caso do concreto, do aço e do alumínio esse número é ainda maior, porque requerem respectivamente 5, 24 e 126 vezes mais energia.

Ou seja, a produção da madeira é barata e não requer tantos recursos energéticos como outros materiais. Sendo assim, ela é sustentável porque pode ser renovada e possibilita essa economia energética.

E se formos falar sobre suas vantagens temos ainda outras características que mostram porque a madeira é sustentável. Entre elas podemos citar o conforto térmico e a manutenção fácil.

A madeira ajuda a manter a estabilidade da temperatura nos ambientes, aumentado o conforto deles. Assim, reduzimos a necessidade do uso de ar condicionado, por exemplo. E nós sabemos que o ar condicionado não é um aparelho tão econômico assim, certo?

E como a madeira também não precisa de grandes manobras em sua manutenção e limpeza, não é preciso produtos derivados do petróleo para higienizá-la. Apenas água e sabão neutro são suficientes para isso.

Sendo assim, esse material contribui de várias formas para preservar o meio ambiente, e sendo assim, é classificado como sustentável.

Somente é preciso adquiri-lo de fontes confiáveis para ter certeza da sua procedência.

A madeira é sustentável, mas não podemos negar que há quem pratique sua extração ilegal. Por isso, para desfrutar das vantagens e benefícios desse material sem prejuízos para a natureza, escolha empresas certificadas para produção de madeira, assim você estará contribuindo para o crescimento de um mercado preocupado em preservar nosso planeta.

SIGA NAS REDES

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?