SHOWROOM (11) 5053-8333

Pintura no piso de madeira

Nem todo piso de madeira precisa ter a textura da madeira. Muita gente opta por pisos de madeira, porém, prefere pintar e colorir o piso para que ele tenha um visual diferente. A pintura no piso de madeira não é proibida, embora antigamente fosse considerado um “pecado” cobrir a madeira com uma tinta. Hoje essa prática faz parte da decoração e os resultados podem ser muito interessantes quando se faz o processo corretamente.

Tinta na madeira

A madeira é um material muito versátil que aceita ser trabalhado de diversas maneiras. O piso de madeira, assim como móveis, portas e outros produtos fabricados com esse material, também aceita pintura. É comum o uso de verniz na madeira para preservar o seu aspecto natural, mas as tintas coloridas também são utilizadas e podem ser a saída para quem deseja mais cor ou mudar a decoração de seus ambientes.

Digamos que um casal tenha um filho e não queira que o piso tenha textura de madeira, mas sim uma cor mais infantil, que combine com o quarto da criança. É possível conseguir esse visual através da tinta, que aliás, dependendo das dimensões do ambiente, pode ajudar bastante na sensação de amplitude ao se optar por uma cor mais clara do que a madeira original.

Pintar madeira não é mais um sacrilégio e por isso, não é preciso sentir nenhum tipo de culpa ou peso na consciência, basta que se tenha o cuidado de utilizar a tinta certa e seguir os procedimentos corretamente para não ter trabalho em não e acabar perdendo todo o material. É preciso lembrar que toda pintura deve seguir um passo a passo, tanto para execução como para conservação. Com o piso de madeira isso não é diferente.

Para pintar

Não se pode escolher a tinta e chegar em casa já pintando o piso de madeira. Antes de fazer a aplicação da tinta é preciso observar várias coisas que poderão influenciar no resultado final do trabalho.

A tinta escolhida não pode ser qualquer uma. Devemos escolher a tinta adequada para piso de madeira e sempre considerar o trânsito de pessoas naquele espaço que será pintado. Para proteger a tinta é conveniente encerrar com um verniz, então escolha também essa proteção para garantir a durabilidade da cor no seu piso de madeira.

O piso deve estar limpo e preferencialmente sem a camada antiga de verniz ou de cera. Portanto, capriche na limpeza e deixe a madeira preparada para receber a tinta. Nos pisos mais antigos, que podem apresentar falhas como arranhões, furinhos e outros defeitos, convém corrigir essas irregularidades, porque  a tinta pode se acumular nesses defeitos e prejudicar o visual do piso.

ÉPintura no piso de madeira - ParquetSP essencial não ter pressa. Para pintar o piso você deve considerar que esse processo pode ser um pouco demorado, não é como aplicar cera, por exemplo. A tinta pode demora de 24 a 48 horas para secar totalmente, então, não faça nada com pressa.

Além disso, nunca passe uma camada grossa de tinta para acabar logo. A tinta deve ser aplicada em uma camada fina e uma segunda demão depois da primeira secar, caso seja necessário. A aplicação de uma camada grossa de tinta pode resultar em bolhas ou enrugamento da tinta, então prefira fazer com calma.

Os dias chuvosos também são inimigos da pintura, então se você não tem experiência, evite os dias com muita umidade no ar. Espere um dia quente de sol que favorece a secagem e você corre menos risco de ter defeitos na pintura.

Como conservar?

  • Aplique uma camada de verniz para proteger a tinta;
  • Evite arrastar os móveis sobre o piso;
  • Não faça limpeza com produtos químicos ou materiais abrasivos;
  • Revista o pés dos móveis com protetores para evitar arranhões.

SIGA NAS REDES

Ícone facebook círculo vermelho ParquetSP Ícone instagram círculo vermelho ParquetSP Ícone twitter círculo vermelho ParquetSP Ícone pinterest círculo vermelho ParquetSP Ícone google plus círculo vermelho ParquetSP Ícone youtube círculo vermelho ParquetSP

4 Comentários

  1. Denise Anjos

    Pode ser tinta acrílica fosca e depois uma camada de verniz? Como preencher os buracos no piso?

    Responder
    • Redação

      Bom dia Denise. É importante conversar com o fabricante do seu piso por questões de propriedades da madeira. Dependendo da profundidade e dimensão dos buracos no piso, é facilmente resolvido com uma raspagem (a possibilidade de fazer a raspagem também depende do tipo e estado de conservação do piso), mas lembre-se sempre de procurar um especialista para evitar danos maiores e irreversíveis.

      Responder
  2. alana rangel

    é possivel pintar o parquet e passar resina por cima? o resultado seria positivo?

    Responder
    • Parquet SP

      Olá, Alana. Entre em contato conosco para que um de nossos especialistas possa te atender e explicar como fazer a conservação da madeira, no telefone: (11) 5053-8333. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?