Logo ParquetSP
Piso de madeira: carpete ou laminado de madeira?
 | 

O consumidor pode encontrar no mercado várias opções de piso de madeira para utilizar em ambientes diversos. Porém, como todos são fabricados com a mesma matéria prima, existe sempre a dúvida sobre a diferença entre alguns pisos que parecem ter a mesma estrutura, mas que possuem características distintas. Esse é o caso do piso de madeira, do carpete de madeira e do laminado de madeira. Na hora de fazer a escolha do piso ideal, é preciso conhecer cada um deles para poder optar pelo melhor. Por isso, se você também tem dúvidas sobre as diferenças entre esses tipos de piso e não sabe qual utilizar em sua construção ou reforma, então esse artigo será interessante para que possa compreender melhor essas diferenças e optar pelo qual atenda as sua necessidades.

O piso de madeira

A característica principal do piso de madeira é que ele se trata de tábuas fabricadas em madeira maciça. Existem diversas opções de piso de madeira no mercado que o consumidor pode escolher segundo seu gosto. É possível encontrar o taco, o assoalho, o piso pronto e parquet, que são fabricados com várias espécies de madeira, o que proporciona muitas opções de tonalidades e essências e ainda uma variação de valores e durabilidade segundo a resistência de cada espécie utilizada na fabricação. De acordo com a densidade da madeira escolhida, o piso é mais ou menos resistente às agressões de uso e do tempo e com isso, sua via útil varia.

Vantagens: O piso de madeira possui uma durabilidade alta. Com o tempo ele sofrerá um desgaste natural, porém, a restauração é possível para renovar a aparência do piso. A madeira oferece conforto térmico e pode ser utilizada em ambientes comerciais ou residenciais possibilitando decorações diversas.

O carpete de madeira

Também fabricado em madeira, a diferença do carpete para o piso maciço, é que o carpete se trata de uma folha bastante fina de madeira, que possui espessura entre 5 e 7 milímetros. Essa folha de madeira é colada e prensada sobre uma base também em madeira, porém processada, como aglomerado, mdf ou compensado. Para fazer a fixação do carpete de madeira não são utilizados fixadores como pregos ou parafusos e também a fixação não recebe cola. O carpete é fixado através dos encaixes que possui e para evitar que o carpete saia de seu lugar, é feito um acabamento nas bordas com rodapé que impede essa movimentação. Sua durabilidade é menor do que a do piso de madeira maciça, a resistência à água é muito baixa, pode produzir ruídos ocos ao caminhar.

Vantagens: A instalação do carpete de madeira é muito rápida e seu valor é acessível. Possui várias opções de tonalidade que também permitem decorações diversas.

Piso laminado de madeira

Apesar do piso laminado também ser um piso flutuante como é caracterizado o carpete de madeira, existem diferenças entre eles e o piso laminado se mostra mais resistente do que o carpete. O laminado de madeira é composto por camadas que melhoram sua durabilidade. Assim como o carpete ele não é resistente à água e por isso não se recomenda sua instalação em ambientes úmidos nem mesmo sua limpeza com água e abundância. O piso laminado possui um visual muito bonito, pois além de receber a camada de filme decorativo, que é aquela onde é impressa a textura do piso, ele ainda recebe uma camada fina de um material cristalino que proporciona um brilho superior para o acabamento desse piso, que é o overlay. Essa camada cristalina é bastante resistente e ajuda na conservação e durabilidade do laminado.
O overlay também é chamado de laminado melamínico ou fenólico e aqui no Brasil é muito conhecido como fórmica. Sua fixação é feita por encaixes já existentes nas tábuas e que dispensam o uso de pregos, parafusos ou colas.

Vantagens: Durabilidade maior do que o carpete de madeira, visual impecável, instalação fácil e rápida, seu custo é menor do que os pisos de madeira maciça, limpeza fácil e resistência às manchas por não ser poroso.

As três opções de piso são interessantes e vantajosas, porém deve-se avaliar a necessidade de cada um para a escolha do melhor piso e ainda o que se espera como resultado final. Se ainda tiver dúvidas sobre qual é o mais indicado para seu caso, consulte os profissionais da ParquetSP, que podem te ajudar nessa decisão.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross