SHOWROOM (11) 5053-8333

Piso de madeira com rachaduras? Entenda o que pode ser feito

Seu piso de madeira estava perfeito, e do nada começou a apresentar rachaduras, que aparentemente não tem explicação? Para o visual da madeira e do seu ambiente, isso não é nada bom, pois traz os indícios de que já chegou ao fim sua vida útil.

Neste post, vamos explicar melhor o que pode estar acontecendo com o seu piso. Continue nos acompanhando para descobrir também o que pode ser feito em casos de rachaduras, e como evitá-las.

Como surgem as rachaduras

Mesmo após ser cortada, a madeira mantém sua capacidade de absorver ou perder umidade, e por mais que esteja seca, ela conserva parte desta característica, ou seja, as fibras continuam umedecendo e secando ao longo de sua vida útil.

Quando as épocas chuvosas se aproximam, a umidade do ar se torna alta, e assim a madeira tende a inchar um pouco, absorvendo a água da atmosfera. Quando existe uma seca excessiva, ela tende a perder a umidade, e desta forma, as fibras podem apresentar rachaduras.

Reter a umidade ou perdê-la é algo natural de todas as madeiras. Algumas apresentam uma estabilidade maior, outras variam suas dimensões de maneira expressiva.

Mas, isso não significa que toda a madeira vai chegar a ter rachaduras, pois existem diversas circunstâncias que podem influenciar nisso.

A diferença de clima de onde a madeira foi cultivada e onde ela será utilizada, são fatores que contam bastante, ou seja, se o piso for fabricado em uma região mais úmida, ele é enviado para uma mais seca, e neste caso, a madeira sofrerá com os efeitos das mudanças climáticas.

Assim, a probabilidade de surgirem rachaduras é maior do que se ela fosse uma madeira que já está mais “acostumada” com a região.

 

O que pode ser feito?

A variação na dimensão do piso sempre irá acontecer, mas quando existe uma grande variação ao ponto de rachar a madeira, é necessário dar mais atenção para ela.

O ideal, portanto, é adquirir uma madeira que seja compatível com o clima da sua região, ou procurar aclimatar o piso antes que ele seja instalado. Depois da instalação, basta cuidar bem para manter a umidade equilibrada.

Quando o tempo estiver mais seco, o piso pode ser limpo com um pano úmido, mas ele não deve estar molhado demais. Manter o verniz como novo também diminui as chances de o piso perder a umidade.

Outra medida que pode ser bastante eficaz é a umidificação do ambiente onde está o piso, e os nebulizadores e umidificadores cumprem bem esse papel, além de melhorar a respiração e ajudar a não ressecar a madeira.

Essas são as principais dicas para evitar rachaduras em seu piso de madeira. Agora, basta coloca-las em prática e manter seu piso com aspecto novo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

FALE CONOSCO

× Fale direto no WhatsApp

Pin It on Pinterest

Share This