Por que escolher o piso de madeira maciça? Descubra!

Quando decidimos reformar ou construir, muitas vezes pensamos na elegância, sofisticação e principalmente, em deixar o lugar com um pouquinho da nossa personalidade. E nada como um piso de madeira maciça para compor esse ambiente.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de piso, bem como os motivos para que ele seja escolhido. Continue nos acompanhando!

Piso de madeira maciça: Quais as vantagens?

A imagem mostra uma sala com piso de madeira maciça.

Feito com peças de madeira in natura, o piso de madeira maciça possui espessuras que normalmente são variáveis, de 8 a 20 milímetros, apresentando uma série de vantagens para ambientes como:

A sala

Por ser um elemento neutro, o piso de madeira maciça combina com os mais variados estilos decorativos, o que permite que ele seja utilizado na sala, sem medo de errar.

Para quem gosta de inovar e diversificar esse espaço, esse é um tipo de piso que sempre estará em harmonia com o restante da decoração, independente dos outros elementos utilizados.

O escritório

O piso de madeira maciça também pode ser utilizado no escritório, pois esse material pode dar um toque de elegância natural para esse ambiente. Desta forma, então, quando associado com a decoração correta, acaba favorecendo a sobriedade que esse lugar pede.

Podemos dizer, também, que por ser um revestimento versátil, ele pode combinar tanto com uma decoração mais clássica quanto colonial, e até mesmo compor ambientes mais modernos e tecnológicos.

A cozinha

Por mais que a cozinha produza vapores, gordura e umidade, o piso de madeira maciça também pode ser utilizado nesse ambiente. A principal vantagem é que nem todo mundo o utiliza em ambientes como esse.

Além disso, a madeira pode ajudar a compor uma cozinha aconchegante e agradável. E não podemos esquecer que ela combina com todos os ambientes, portanto, você poderá trocar os eletrodomésticos sem se preocupar em errar na decoração.

O quarto

Entre as várias características e propriedades da madeira, está o fato de que ela funciona como um ótimo isolante térmico. Isto significa que o piso de madeira maciça poderá ajudar a manter o quarto sempre com a temperatura agradável.

Outros ambientes

Além de todos os lugares que falamos acima, o piso de madeira maciça também pode ser instalado no banheiro. Esse é um espaço que, até poucos anos, ainda não podia receber nenhum tipo de madeira.

Porém, com o tempo, a madeira passou a ser utilizada nas áreas secas do banheiro, algo que fez com que outros banheiros fossem construídos como um espaço singular, diferente do convencional, pois nem todo mundo usa a madeira maciça para compor esse ambiente.

E você também pode instalar esse tipo de piso na varanda, que é um espaço intermediário entre a parte interna e externa. Em geral, ela pode receber peças decorativas que sejam relacionadas ao meio natural, como a madeira.

Instalação do piso de madeira maciça

Basicamente, existem dois métodos para a instalação do piso de madeira maciça, por isso, é fundamental que um profissional que já tem experiência nesse tipo de serviço, seja contratado.

O primeiro tipo de instalação que pode ser feito é por meio da cola de poliuretano (PU), indicada para tacos, assoalhos e pisos parquet, colando peças com tamanho máximo de 2 metros.

Em pisos cujas peças são mais compridas, a técnica com parafusos e buchas pode ser uma opção, uma vez que a madeira pode até entortar com o passar do tempo.

A instalação feita com poliuretano começa com a aplicação da cola em todo o contra piso, com o auxílio de uma espátula, para depois aplicar o piso sobre a cola. O ideal é que o ambiente esteja com até 25ºC de temperatura.

E se a instalação for realizada com pregos e buchas, o prego pode ser colocado na parte de baixo do piso de madeira maciça, que será fixado ao contra piso. É uma instalação mais demorada, mas com um excelente resultado.

A imagem mostra uma sala com piso de madeira maciça.

Viu só? O piso de madeira maciça oferece diversos benefícios e pode ser utilizado onde você quiser.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo. Compartilhe também em suas redes sociais. E até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

FALE CONOSCO

1 + 2 =

Barra lateral pág PISO DE MADEIRA

× Fale direto no WhatsApp