SHOWROOM (11) 5053-8333

Por que piso de madeira estufa?

Alguma vez você já percebeu que o seu piso estava com um volume diferente? Hora ele parece menor, em outros momentos a impressão de que dá é estar inchado? Saiba que isso não é somente a sua imaginação, porque acontece de verdade.

A madeira pode ficar encolhida ou mais inchada, sendo que essa é uma das suas propriedades naturais. Mas isso não é muito benéfico para ela, já que essas variações de volume podem trazer problemas com o tempo.

Neste artigo explicaremos por que piso de madeira estufa para que você entenda quais são os fatores que influenciam nessa questão. Além disso, também daremos algumas dicas para evitar essa movimentação das fibras com intuito de aumentar a durabilidade do seu piso. Continue lendo!

A constituição da madeira

Para entender por que piso de madeira estufa é fundamental sabermos, primeiro, como a madeira é constituída. Tudo começa com o fato de que esse material é de origem natural e pertencia a um organismo vivo, portanto dependente de água.

Para que a madeira fique da forma como nós a adquirimos antes ela precisa passar por todo um processo de preparação que envolve a sua secagem. Essa é uma etapa fundamental para eliminar a umidade presente nas fibras.

Ou seja, a madeira é constituída por fibras vegetais e também por água. Ela tem a propriedade de reter esse líquido ou ficar desidratada, o que a torna ressecada. Quando compramos um piso de madeira ele já está devidamente seco, mas isso não elimina a propriedade das fibras de absorverem umidade mais uma vez.

O que faz o piso de madeira estufar

Tendo em mente a propriedade da madeira em reter ou perder umidade fica mais fácil entender por que piso de madeira estufa. Isso ocorre, então, em função de o material absorver mais ou menos água.

Quando seu piso de madeira fica em contato com muita umidade o que acontece é que as fibras conseguirão se reidratar, assim, ela ficará estufada ou inchada, porque além de o material vegetal teremos também a presença de água em sua estrutura.

Trata-se do mesmo processo que acontece quando deixamos um pedaço de pão, por exemplo, dentro da água. A massa consegue absorver o líquido e aumenta de volume, tornando-se estufada ou inchada.

Existem duas principais razões que fazem com que o piso de madeira fique estufado por causa da água, que são:

Submersão ou limpeza molhada demais            

Uma das principais recomendações para quem opta por um piso de madeira é não lavar o ambiente onde ele está instalado. E isso justamente porque o contato com a água deixa as fibras encharcadas, causando o inchaço do material.

Sendo assim, lavar um piso de madeira não é uma boa opção, assim como realizar uma limpeza molhada demais. Isso seria por meio da utilização de panos encharcados sem a devida secagem da superfície após a limpeza.

Excesso de umidade no ambiente

Outra explicação para por que o piso de madeira estufa é o excesso de umidade presente no ambiente. Quando o ar está excessivamente úmido a madeira também consegue absorver a água da atmosfera e acaba ficando inchada.

Por isso, nem todo tipo de madeira é recomendado para banheiros, assim como também podemos perceber uma diferença do volume desse material quando estamos em épocas de maior precipitação.

O excesso de chuvas e a neve deixa o ar úmido demais e pode provocar o estufamento, principalmente de portas do lado ou exterior, mas esse efeito também é percebido no piso de ambientes internos.

Como evitar que o piso de madeira estufe

Para que o piso de madeira não fique estufado a primeira medida a ser adotada é adquirir um produto de boa qualidade e que tenha recebido a devida secagem e tratamento. Isso assegura uma mínima troca de umidade com o ambiente para que não haja tantas variações de volume, mas é importante lembrar que elas acontecerão, porque esse é um processo natural.

 

A aplicação de impermeabilizante e vernizes é fundamental para minimizar essa movimentação das fibras. Quando o produto começar a ficar ressecado, deve ser feita a manutenção da madeira para que mais uma vez ela seja protegida.

Na hora de fazer a limpeza também é preciso ter cuidado com excesso de umidade em contato com piso. O ideal é utilizar apenas panos úmidos e, mesmo assim, um seco em seguida para retirar a água da superfície.

Veja também: Dicas de como reformar pisos de madeira.

E no caso dos períodos em que a umidade do ar estiver muito elevada, é interessante utilizar um desumidificador para eliminar um pouco da água no ambiente. Mas é importante lembrar que esse aparelho não pode ser utilizado em excesso, porque o ar seco demais faz mal tanto para madeira como para a saúde.

Reter e perder água é um processo natural o que acontece com a madeira. Porém, ele precisa ser minimizado para que essas variações não venham afetar sua estrutura. Sendo assim, além de adquirir produtos de boa qualidade e procedência também realize a sua devida limpeza e manutenção para garantir a durabilidade.

SIGA NAS REDES

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?