Logo ParquetSP
Rachadura no piso de madeira: O que fazer?
 | 

O piso de madeira é uma ótima escolha para quem deseja juntar beleza com resistência, porém, como qualquer outro objeto de madeira, ele exige cuidados especiais para preservar sua vida útil.

Seu piso de madeira apresentou rachaduras e agora você não sabe o que fazer? Confira as nossas dicas para salvar seu piso e evitar que isso volte a acontecer!

Causas das rachaduras

A imagem mostra um ambiente com piso de madeira e uma poltrona.

A madeira possui a capacidade de absorver e perder umidade durante sua vida útil e é natural que ela mantenha essa capacidade mesmo após ser cortada, variando conforme sua espécie, origem e dimensões.

É inevitável que a madeira mude conforme as épocas do ano. Durante a temporada chuvosa, a umidade do ar aumenta, o que faz a madeira absorver a umidade e inchar. Enquanto no período seco ocorre uma queda na umidade, o que faz a madeira secar.

Porém, não é natural que aconteçam rachaduras devido ao ressecamento, isso pode ocorrer devido a origem da madeira, se a madeira foi cultivada em um local onde o clima costuma ser úmido, ela não irá se adaptar em um local onde o clima é seco.

Portanto é necessário averiguar qual a origem da madeira que será usada como piso, para evitar qualquer adversidade desde o início.

 Como evitar rachaduras

Para evitar qualquer tipo de danificação em seu piso de madeira, é necessário manter a manutenção em dia, renovando o verniz.

Se o seu piso costuma ressecar, deve-se passar um pano úmido para prevenir rachaduras, porém, lembre-se que não é aconselhável passar um pano encharcado, muito menos lavar a madeira, pois isso pode causar danos irreversíveis, sendo necessária a contratação de um profissional qualificado, para recuperar o piso.

Como salvar o piso de madeira rachado

Quando ocorre a rachadura do piso, é necessário chamar um profissional qualificado para avaliar o piso e então realizar a restauração.

Cuidados com o Piso de madeira

O piso de madeira é resistente, porém exige alguns cuidados especiais necessários para manter sua vida útil. É fundamental estar ciente de algumas informações, para cuidar corretamente de seu piso.

  • Evite produtos de limpeza, pois o piso de madeira não resiste aos abrasivos, portanto nunca use produtos que contenham álcool ou água sanitária;
  • Evite riscos. Arrastar cadeiras ou móveis pode arranhar seu piso de madeira, portanto para evitar que isso ocorra, coloque feltro nos pés dos móveis, assim você previne qualquer tipo de arranhão;
  • Cuidado com a água, pois ao ser molhado o piso de madeira pode inchar, e quando não cuidado pode provocar o aparecimento de mofo e fungos. Portanto, se derramar água no piso, ou até mesmo esquecer a janela aberta em um dia chuvoso, seque bem e deixe ventilar o local;
  • Quando bem cuidado o piso de madeira resiste por muitos anos, mesmo que ocorra uma rachadura é possível recuperá-lo com a ajuda de um profissional.
A imagem mostra um ambiente com piso de madeira e uma poltrona.

Você já sabia dessas informações? Tem mais alguma dica sobre como cuidar do piso de madeira? Comente aqui! Não se esqueça de compartilhar essas dicas!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
11 9 5397-7199
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2022 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross