Logo ParquetSP
Rachaduras no piso de madeira: o que fazer?
 | 

Seu piso de madeira estava com a aparência impecável, e de repente passou a ter rachaduras, que o fizeram perder sua beleza, sem nenhuma explicação? Uma coisa é certa: rachaduras não são legais para o visual da madeira, e já mostra que a sua vida útil está chegando ao fim. Então, este é o momento de descobrir o que pode estar acontecendo com o seu piso, e como evitar problemas assim. Acompanhe nosso post de hoje!

Como podem ocorrer as rachaduras?

Ao fundo da imagem, há um piso de taco de madeira rachado.

Reter ou perder umidade é algo natural de todos os tipos de madeira. O que varia entre as espécies é o quanto elas conseguem fazer isso, uma vez que algumas apresentam uma estabilidade maior, e outras variam de acordo com suas dimensões, de forma expressiva.

Mas, isso não quer dizer que a madeira sempre vai rachar, pois existem diversos fatores que também influenciam nisso, e não apenas o fato de perder umidade. Um desses fatores está relacionado com a diferença do clima onde foi cultivada a madeira, e onde ela será usada.

Desta forma, se o piso for fabricado em uma região mais úmida, e enviado para uma mais seca, e assim a madeira acaba sentindo os efeitos da variação, com maiores possibilidades de rachaduras se comparada a uma madeira já acostumada com a região.

O que pode ser feito evitar?

Quando o tempo está mais seco, o piso pode ser limpo com um pano úmido, nada de pano molhado demais, e muito menos, de lavar a madeira.

Além disso, você pode realizar a manutenção do seu piso, ou seja, renovar o verniz, pois ele minimizará a perda de umidade.

Outra forma eficaz, e muito interessante, de evitar as rachaduras no piso de madeira, é providenciar a umidificação do ambiente, principalmente quando a estiagem estiver forte. Nebulizadores e umidificadores são uma ótima opção, além de ajudar a melhorar a respiração das pessoas que vivem no ambiente, e a não ressecar a madeira.

Por fim, se o seu piso apresentar rachaduras, e você não estiver conseguindo reverter, o ideal é consultar uma empresa especializada em pisos de madeira para que o problema seja tratado da melhor forma possível.

Ao fundo da imagem, há um piso de taco de madeira rachado.

O que achou do post? Deixei o seu comentário abaixo!

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross