Logo ParquetSP
Tipos de vernizes disponíveis no mercado
 | 

A madeira é um material belíssimo que pode ser utilizado para muitas aplicações. A durabilidade da madeira é variável segundo a espécie de árvore de onde foi extraída. Isso porque as características naturais de cada árvore influenciam nessa durabilidade. Porém, a madeira pode se conservar por mais tempo com o uso de vernizes.

A madeira e sua durabilidade

Há quem não goste de utilizar a madeira porque ela é um material orgânico e que sofre o risco de se deteriorar com o tempo. Porém, a madeira não se perde assim tão facilmente; algumas espécies mesmo em contato com o solo e sem receber proteção podem resistir durante 12 anos em ambientes exteriores.

Além de cada espécie ter sua durabilidade natural que favorece a conservação da madeira, a mesma, quando passa por um processo fabril, recebe tratamentos que vão fazer com que ela resista muito mais aos danos que possa vir a sofrer.

Por isso, quando a madeira será utilizada para qualquer fim, ela passa por um processo de secagem adequada, e depois ainda é tratada contra o ataque de cupins e pragas e muitas vezes ainda recebe tratamentos que a deixam impermeável.

Além disso, a madeira, quando utilizada para fabricação d e móveis ou pisos e para outras aplicações, recebe outros produtos que vão formar uma camada protetora sobre ela. São os vernizes e as resinas, que protegem a superfície do piso fazendo com que além de ficarem mais belos, ainda mantenham uma alta durabilidade.

É possível encontrar diversos tipos de vernizes no mercado, e cada qual oferece um tipo de vantagem, ou muitas vantagens, dependendo do resultado final esperado. Alguns mantêm a naturalidade da madeira, outros conferem uma tonalidade diferente da qual ela já possui, e assim, para comprar o melhor verniz é preciso ter em mente o que se deseja para o piso.

Conheça algumas opções de vernizes de ótima qualidade que você pode encontrar no mercado.

Alguns tipos de verniz:

Bona – oferece soluções que se adaptam a necessidade de cada cliente. Possui diversas linhas que cumprem várias funções, como por exemplo, antiderrapante, para alto tráfego, com maior resistência, esportivo, entre outros.

Skania – conhecido por ser o verniz mais transparente do mercado, oferece diversas soluções para cada tipo de piso e tráfego, com produto bicomponentes e à base de água. A aplicabilidade desse verniz de alto tráfego pode ser residencial ou comercial.

Loba – essa linha produz vernizes à base de água com baixa emissão e pequena porcentagem de solventes. Traz diversas soluções e opções para colorir piso de madeira e parquet, com secagem muito rápida e ideal para obter o resultado final em pouquíssimo tempo.

Primma – possui uma linha completa de vernizes que atendem diversas necessidades e que são indicados para diferentes tipos de madeira. Como por exemplo específicos para decks ou para madeira de demolição.

Synteko – possui uma linha de vernizes à base de água e vernizes tracionais de fácil aplicação. Produtos que apresentam características como alta resistência, secagem rápida, que realçam a naturalidade da madeira, para alto tráfego entre outros.

Cascolac – Uma marca que traz diversos produtos para trato com madeira, o verniz da cascolac também tem propriedades distintas que oferecem alto brilho, protegem a superfície do piso contra as agressões e ainda pode ser encontrada a linha ecológica.

Vernizes para decks de madeira:

Osmocolor – esse verniz é muito resistente e muito prático, porque sua ação é prolongada, possui substâncias que protegem madeira contra fungos, a reaplicação é facilitada, resiste muito bem as mudanças climáticas, evita o empenamento da madeira e não trinca.

 Solgard – com durabilidade que pode chegar 5 anos, esse verniz oferece um revestimento transparente para a madeira, também é elástico e isso permite que ele acompanha os movimentos naturais de dilatação que a madeira sofre.

Se você está em dúvida sobre o melhor verniz para o seu piso, peça a ajuda de um profissional ou uma empresa do ramo para que possa optar pelo melhor produto para seu tipo de madeira e para a aplicação que você fará dela.

Gustavo Werz | ParquetSP
Sobre o autor
Gustavo Wertz
Formado em Direito com especialização em Direito do Consumidor.
30 anos de experiência no ramo de Piso de Madeira.
Diversos cursos no exterior em empresas como Stauf, LOBA e Amorim Cork Composites.
Logo ParquetSP
Av. Indianópolis, 2155

Moema – São Paulo | SP, 04063-004
(11) 5053-8333
(11) 5053-8333
QR Code | ParquetSP

Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados 2021 – ParquetSP® Piso de Madeira e Assoalho.

Fale direto no Whatsapp
magnifiercross